terça-feira, agosto 14, 2007

O Menino Que Queria Morar No Micro Ondas

Domingo, dia dos pais, durante um encontro furtivo com um aluno (o Zapata) no bar em que eu tomava um rabo de galo, foi que ele me fez três perguntas: a primeira era como funcionava o micro ondas, a segunda era por que eu o chamava de Zapata se o nome dele era Emiliano, e a terceira era se realmente eu tinha esse costume de tomar cachaça nos domingos, ou se, só tomara naquele por ser dia dos pais e estava feliz. Capciosas as perguntas, pois se tratava de uma criança de doze anos que foi comprar massa de tomate pra mãe pro macarrão de domingo justamente naquele bar em que eu estava.
Bom, comecei pela pergunta mais fácil, o micro ondas. Isso por que, ele queria que o bicho funcionasse de porta aberta para que a radiação eletromagnética do aparelho esquentasse a casa dele no inverno, ou se seria possível morar dentro dele, porque ele viu que no Japão as pessoas alugam algumas estruturas em forma de caixote retangular toda climatizada com som e televisão para pelo menos dormir uma noite, caso esteja de passagem.Depois de toda minha tentativa de explicar o que é radiação, energia, espectro eletromagnético acabei concordando com o Zapata sobre a possibilidade de morar num micro ondas. Sim, é perfeitamente possível, o problema deve ser no verão!
A segunda foi sobre o Zapata. Expliquei desde o Porfírio Díaz passando pelo EZLN(Exercito Zapatista de Libertação Nacional) até chegar ao comandante Marcos, explanei com toda a retórica e didática que só uma mesa de bar pode propiciar.
No que eu passava pra terceira, entrou um sergipano que não só na fisionomia, mas sobre tudo, no gestual lembrava muito o Quentin Tarantino, não sei bem direito o nome do caboclo, mas a cena foi uma tomada clássica desse ator, roterista, diretor sei lá mais o que..
A parada era seguinte, esse sergipano tinha comprado uma casa inteira nas Casas Bahia, tudo, jogo de sofá, cozinha, guarda roupa, cama, geladeira, televisão LCD 34”, som de 40watts, 75PMPO, DVD, até computador. Vendeu tudo pela metade do preço pro pessoal da rua, deu um calote nas Casas Bahia e voltou de avião pra Sergipe ( agora imagine a quantas anda o caos aéreo). Não é que a mulher dele, que ficou o esperando aqui mais de dois anos, (pois ele disse que só ia visitar o pai doente e logo voltava), entregou o endereço dele lá de Sergipe pro Juiz!
Nesse dia dos pais, Tarantino voltou, mas não foi pra visitar o seus filhos, entrou rasgando no bar, foi direto na Maria das Graças sua mulher ou ex-mulher sei lá, e chamou-a de vagabunda, vadia, rampeira, puta. Disse que ela não poderia ter feito aquilo com ele. Pra piorar a situação ela joga o copo de cerveja na cara dele, e ele emenda um direto de esquerda cheio na boca dela e na seqüência um de direita no olho.
O pessoal do bar, apaziguadores de plantão, seguraram o Tarantino, enquanto Arlete, que foi amante do truculento gritava: bota pra fudê!!
Era o coméstico caótico da desgraça, de um lado o pessoal que aparecia no bar somente aos domingos, trabalhadores, pais de família tentando conter o entrevero, de outro os bêbados, barriga d`água, maconheiros, cheiradores, pipadores de crack todos amigos do Tarantino que não estavam nem aí pro acontecimento, o bar era dividido entre a ala dos bacanas e dos fodidos.
Optei ir embora, e de saída o meu aluno me cobrou da terceira pergunta que não havia respondido, disse à ele que o diretor do meu Instituto de Pesos e Medidas, o Nego, cachaceiro contumaz daquele bar, poderia responder por mim. No dia seguinte, segunda feira, encontro meu aluno na escola com uma camiseta preta escrito com letras grandes – ZAPATA VIVE!

12 comentários:

Anônimo disse...

MAGNIFICO E REAL.A PARTE DOS SUJOS NORDESTINOS DANDO O CALOTE FOI DEMAIS.VOU VIRAR UM JUSTICEIRO CAPITALISTA E CONSEGUIR PARA TODOS OS TRIBUNAIS,OS ENDEREÇOS DESSES "QUASE GENTE" E FAZE LOS NEM QUE SEJAM EM CACTOS,PAGAREM O QUE DEVE.VOU MORAR DENTRO DA MINHA CPU,PARA PODER VIVER UMA THIRD LIFE.FORA NORDESTINOS DE SÃO PAULO!!!

Marcio disse...

que cara de pau postar como anônimo! fala sério

essa estratégia do sergipano ficou tão costumaz que quebrou as bolsas do mundo inteiro, japão eua e europa HAHÁ! ZAPATA VIVE!

Maria Angélica Davi Costa disse...

A pergunta que eu queria fazer é: rabo de galo ou suvaco de cobra? Qual o melhor?

Carissímo Alexandre, ta tudo beleza??
Vejo que sim.

Abrços, Maria Angélica

Anônimo disse...

Faz tempo que não apareço por essas paragens...Quanta coisa aconteceu, não?
Agora que sou uma quase cidadã paulistana, lendo esse texto, senti o cheiro dos pés sujos de santana, os personagens pareceram tão familiares!!!Pontinbha de saudades...
Isso é coisa do Coronel, né não?
É isso, fui!!!

Marcio disse...

e a Arlete gritando? é o hilário do absurdo! tive espasmos de tanto rir

André Luiz Rozaboni disse...

O FREI ESTA VOLTANDO.....BREVE.

André Luiz Rozaboni disse...

DEMAIS ESSA COLUNA ...PARABENS CORONEL!!!
PS: LEU UM DRUMOND ANTES DE ESCREVER?
FREI

Anônimo disse...

Efeito Microondas(Coluna Clandestina do Frei)
QUANDO ACORDO VEJO A PAREDE DO MEU QUARTO,VOU AO BANHEIRO,ESCOVO OS DENTES,TOMO CAFÉ,ENTRO NO MEU CARRO PRETO,VOU TRABALHAR,VEJO OS MESMOS COLEGAS,CLIENTES,PATRÃO,CARROS ,MATERIAIS,ALMOÇO NO MESMO LUGAR A MESMA COMIDA DE SEMPRE,VOLTO A TRABALHAR NO MESMO CARRO PRETO,NAS MESMAS RUAS,NAS MESMAS HORAS,VOLTO PRA MESMA CASA,TOMO O MESMO CAFÉ,JANTO O QUE SOBROU DO ALMOÇO,DEITO NO SOFÁ,ASSISTO UM JOGO(DO MESMO TIME ,DESDE QUE NASCI)E VOU DORMIR NAQUELA CAMA QUE NAO LEMBRO QUANDO TROQUEI.
SERA QUE ISSO É MUITO DIFERENTE QUE MORAR NUM MICROONDAS.OU É UM POSTER DE TUDO IGUAL QUE INVADE A VIDA DE CADA UM?
FREI

Anônimo disse...

Meu amigo,

confesso que há muito tempo não leio algo engraçado e aproximado ao realismo fantástico.Vc tem a proeza dá escrita no conto e o melhor este foi curto e na veia.
Realmente parabéns.

Andarilho e sua sombra.

Anônimo disse...

só mesmo tendo como cenário, a tão presente e viva Rua Monteiro Lobato.

É um verdadeiro brejo da cruz.

Anônimo disse...

Sergipano,retirante, estelionatário das Casas Bahia Volta pro nordeste de avião!
É, realmente o LUla está com as mãos amarradas com esse caos aéreo, qualquer infeliz agora voa!!

Anônimo disse...

coronel, a demora não me fez menos apreciador dessa realidade que mais se parece com ficção. Seria lugar comum mencionar similaridade com Garcia Marquez...
até...S. Farias