terça-feira, outubro 23, 2007

A ferrugem d'alma


Meu conhecimento técnico levou-me a conhecer a tecnologia de alguns materiais , mas o que sempre me causou náusea eram os aços oxidáveis, aliás extremamente oxidáveis 1010 e 1020 esses que chamamos de ferro de fazer portão. O nome ferrugem me incomoda , aliás a ferrugem Os portões velhos enferrujados causa me náusea. Não tentarei explicar , o fato é que desde pequeno quando íamos catar sucatas para vender no ferro velho, os materiais que traziam a ferrugem consigo dava-me náusea. Havia alguns materiais que valiam mais: cobre, alumínio, titânio,bronze e aí vai, mas o aço apodrecido pela ferrugem era o de menor valor.
Sabe porque alguns aços não enferrujam, são elementos associados que melhoram sua qualidade. Mas com o tempo também enferrujam. Dão náusea também.
Quando não estou bem, uma depressão me ataca e ponho o olho numa porta, portão , prego que esteja com aquela casca de ferida é como visse o mundo, este enferrujado mundo sem cura.
Sabe, sempre tive vontade de contar tão paranóia, talvez você leitor nem acredite. Mas ,`a partir de hoje observe como os portões são consumidos pela ferrugem, eles se estragam, apodrecem, enojam o olhar, é como uma perna de mendigo exposta , é triste, é melancólica.
Não, eu não sou paranóico, talvez seja essa mistura de filosofia e técnica que geram essas coisas, é o pensar e observar o que tempo faz, ou o que as coisas sofrem , sentem ,machucam com o tempo. A ferrugem no portão , expõe à fragilidade da casa, a minha , a sua , a nossa , a fragilidade do mundo.

Hemerson Vieira

4 comentários:

Chassi de Grilo O>- disse...

que interessante isso Hemerson.
acho que é fácil cair em explicações pscanalíticas a partir disso, mas acho emlhor deixar pra lá, só as conotações sensoriais dos materiais já são bastante interessantes por si só.

acho a ferrugem bastante atraente.

Anônimo disse...

Caro Márcio,

não fui além da real sensação que tal fato me proporciona. Lembra da questão do Chassi do automóvel.....É foda......A ferrugem é foda.

Chassi de Grilo O>- disse...

hahahaha
bom aí é uma questão pragmática, no dia a dia a ferrugem é preju mesmo.

Anônimo disse...

COLUNA CLANDESTINA DO FREI

O QUE ESSE BLOG VIROU?

SAO PAULO FASHION WEEK?CHEIO DE CORES BESTAS TIPO UMA AURORA BOREAL?

O DONO TA ESCLEROSADO,POIS BOTOU 2 COLUNAS IGUAIS NA SUA LOUSA.

QUEM É MARECHAL? DEU PRA VER QUE É O BICHINHA QUE SAIU NA GLOBO COM UM BROTO DE FEIJÃO PLANTADO NO COPO DE AGUA DE PLASTICO.O QUE ELE ESCREVE PRA DIZER QUE ISSO AQUI É UMA BARBARIE?PODIA FALAR DE MODA,COZINHA ,QUALQUER COISA,MAS NAO DEVE TER TEMPO.
JORGÃO...PENA QUE VOCE NAO ESCREVA TAO BEM QUANTO TOCA E CANTA.
DENTINHO VOCÉ DESNROMICO,MAS TOLERAVEL...JA O MARIO CREMA,RS,ELIMINADO A QUALQUER DEBATE ESSE FANFA..SENHOR.
CHASSI VOLTOU COM SEUS SABONETES ARTESANAIS E SUAS VELAS DE CERAS COLORIDAS QUE OS MALOQUEIROS DE SAO PAULO VENDEM NO METRO COM SEUS ESPADRAPOS PODRES SOBRE SUAS FERIDAS.TA LUCO PRA ESCUTAR...QUANTO CUSTA?FAZ PRA MIM?
SAMUEL,COITADO,ACHO QUE SÓ ELE ACHA QUE TROCA FRALDA...ESCREVE SEU BOSTA!
SARSÃO,TO COM SAUDADES DE VOCE...E DAS POESIAS CANSATIVAS SUA.APESAR QUE ACHO QUE SE DEU BEM AO FALAR DE JAZZ.SE FOSSE VOCE COMENTAVA A ALMA DESSA COLEÇÃO DA FOLHA.
REI DA VELA...O BOPE VAI TE PEGAR!!!
E VOCE CARO PIQUI,SE FOSSE VOCE,TRANSFORMARIA ISSO NUN REDUTO DE CORINTIANOS FRUSTRADOS A FALAR BEM DO SEU TIME E A GOZAR DOS OUTROS.
SALVE,SALVE!

EX-FREI

Terça-feira, 30 Outubro, 2007