sexta-feira, julho 31, 2009

All Preseident`s Men(2)


Imagine tal situação:


Em sua aconchegante casa em seu tranquilo bairro da cidade, Você resolve sair a frente de casa após ouvir "chiados" estranhos. Ao chegar lá se depara com um homem, negro, enfiando exaustivamente um objeto na fechadura da porta da casa vizinha. Era uma chave mas você não sabia.


Imediatamente você liga para a policía, afinal estão roubando a casa da vizinha. Vizinha que você não conhecia.


A policía chega e logo começa aquela discussão entre o oficial, por ventura de cor branca e o cidadão(ainda)negro, a qual você confortavelmente assiste a meia janela da frente da sua casa com aquela outra meia cortina lhe assegurando anonimidade a denúncia. Ao final, o policial prende o "ladrão"(como você sabia?)da casa da vizinha e você passa o resto do dia com aquela estranha satisfação "norte-americana"de dever da cidadania cumprido.


Nem isso você sabia...


Deve ter ficado surpreso dias após ao ligar a TV e ter visto o seu "herói" policial branco e o seu "vilão"negro que não era um vilão mas sim um professor de ensino, sentados em um "escritório"improvisado nos quintais da Casa Branca tomando cerveja(sim , aquela bebida tão apreciada por nós...)com o presidente Obama e seu vice e tentando resolver o mau-entendido passado que havia tido proporções desnescessárias por meio de declarações pessoais de pessoas como você.


Mas por que você?


O que te custava perguntar ao vizinho(agora você sabe!)qual o problema que ele tinha em não conseguir abrir aquela porta?


Custava mudar seu estereótipo de achar que qualquer pessoa de cor negra ou até de outras raças que não a sua, que estiver com dificuldade de abrir uma porta de casa ou um carro ou até uma caixa de ferramentas, não seja dona de tais mas sim uma ameaça!


Eu achei essa história maravilhosa por todos os pontos de vista e escolhi esse para escrever a respeito. Gostaria de ver todos os colaboradores aqui escrever uma ótica diferente desse mesmo fato, com essa mesma fotografia espetacular.


Se acham impossivél é só imaginarem o presidente Lula e o Zé Alencar já recuperado recebendo o Juvenal e o Andrês para resolverem a pendenga do Morumbi. Só que no Savema, não no Planalto. Acho que ia sair muito texto pra isso.

4 comentários:

ISMAEL disse...

Bem meu caro amigo, as coisas não são bem assim,a distinção do homem negro deveria ser feita pelo policial e não pela vizinha que o denunciou, a priori a vizinha se comportou bem em avisar a policia uma vez que não se reconhece um meliante apenas

Anônimo disse...

André, me custa muito dizer que sua articulação está muito contumaz, até porque quem nunca atravessou o viaduto do jd paulista pensando e se aparecer um "meliante"..a questão não é de cor da pele e sim de situação e cagaço...julgamos um dia desses um pedinte e ele acabou por se dar muito mal na esquina da piracicaba...cada ponto de vista é a vista de um ponto...abraços. SF

Anônimo disse...

ótima foto!! sf

Anônimo disse...

Ótimo e diferente ponto de vista com certeza ismael!! Porém não unico e conclusivo sobre determinada situação!

frei