sábado, novembro 07, 2009

Senna, a globo e eu


Participo de muitas conversas de boteco onde o assunto é o vicío que a população de massa tem em consumir programas de TV aberta.

Normalmente reprovamos tais comportamentos, oras por uns terem TV a cabo, oras pela péssima programação exibida.

Na TV aberta tem o CQC da Band e o Pânico da Rede TV, onde o produto humor para dar risadas ou gargalhadas é baseados em gozações de artistas, politícos ou de deformações fisícas e problemas mentais.(saudade do tempo dos trapalhões...pararápararára). Modelo de humor que a adolescência e seus pais adora.

Mesas redonda de futebol em todos os canais onde é mais facíl comprar parafernalhas eletrônicas do que ver o gol do seu time. Modelo que pais e filhos adoram.

Mas nada ainda se compra ao efeito rede globo.

O efeito big-brother onde pessoas desesperadamente fazem ligações telefônicas, altamente tarifadas, com intuito de eliminar um participante do reality-Show a beneficio de outro que ganhara 1 milhão de reais e com certeza jamais apertara a mão de um cidadão desses que votaram nele é um fenomêno. Bem ou Mal, é um fenômeno.

A época do maior crescimento brasileiro na F1 com certeza foi de Émerson Fittipaldi nos anos 70 e de Nélson Piquet no começo dos anos 80. Porém o grande produto de massa com altissimo consumo, inclusive de minha parte, foi o Ayrton Senna da Silva.

Um rótulo atraente(jovem, de boa familía paulistana, solteiro, religioso, corinthiano mas politicamente correto), uma agressividade de pilotagem extrema, fascinante para nós brasileiros de sangue latino, onde em vias de vitória um piloto renúncia a um para ele "humilhante" segundo lugar por um acidente ou um problema mecânico.

Pra fechar um simpatico narrador, falastrão, com facilidade muito grande de identificação com o público, gritando e berrando em favor dele como o mais fanático dos torcedores em um arquibancada de um campo de futebol.

Senna foi o produto perfeito. Anunciantes usavam horários até então incovenientes como madrugadas e manhãs de domingo para vender conta-corrente, conta poupança, iogurte, chocolate, sapato, shampoo..etc..tudo que se possa imaginar.

Diga se de passagem que inclusive no dia de sua morte tudo isso foi vendido também e em quantidade muito maior mediante tragédia televisionada ao vivo e sem cortes.

Senna foi um idolo brasileiro e isso não se questiona. Se não fosse a globo outro meio teria feito a mesma coisa. Mas teria o mesmo exito?

Será que a TV fechada, com conteúdo muito mais apropriado a pais e filhos, deveria ser gratuita assim como a internet a alunos do ensino público que obtivessem boas notas nas escolas?

Isso não fariam os pais serem mais presentes com as tarefas de seus filhos da escola e consequentemente lhes daria via de entretenimento mais rica e de melhor conteúdo?

Ou seriam os baixos investimentos em esporte e cultura para as crianças e jovens desde cedo que as tem tornado ociosas nas noites de semana e nos dias do fim de semana a ponto de não por o pé na rua ou onde quer que seja para ficar em casa absorvendo esses produtos de consumo em massa?

20 comentários:

Anônimo disse...

Como deve doer para vc André esse sujeito ter sido corinthiano.
Gostei do texto.
A principal rede, no caso a globo, tem outro canal no fechado o Futura , que é muito bacana, mas não trará os beneficios que os patrocinadores desejam.

Anônimo disse...

Pois é anônimo. tem a Globo News também que compartilha de ótimo jornalismo com misto de entretenimento. Mas como ter acessi a isso tudo?

Hemerson disse...

André, como bem vc sabe sou muito mais um amante do rádio do que dá televisão, pois diz nosso Coronel tratá-se uma mídia quente.
Para tentar enriquecer aquilo que vc bem colocou em relação a globo, veja a questão dos jogos do brasileirão que o seu time terá que esperar vários dias para jogar de novo só para atender um desejo da rede globo, este tema foi muito debatido na rádio, mas a televisão ninguém levanta a questão.
Neste final de campeonato, todos jogos deveriam ser sempre no mesmo horário e como tivemos a alteração via horário de verão, mudamos para 5 hh da tarde pq jogar 3 hh da tarde fica uma lentidão do caramba. Tudo isto para para atender os desejos da globo.
Em relação ao jogos semanais, enquanto não termina a maldita novela a globo não começa o jogo, quando sabemos que o melhor para quem vai assistir seria as 19:30 ou 20:00.Imagina o sujeito que vai assistir um jogo no morumbi que termina as 23:45, cadê o estatuto do torcedor.

Anônimo disse...

Concordo com vc piqui. Para mim os jogos televisionados deveriam começar as 20:30 e em seguida passa-se a novela. Duvido que o publico nao ficaria satisfeito.

André

Anônimo disse...

Chame o Sindico:

TIM MAIA!!
TIM MAIA!!
TIM MAIA!!
TIM MAIA!!

Anônimo disse...

André,

Seu texto não explica bem aonde você quer chegar, tampouco o que você pensa sobre o assunto e qual saída vislumbra. Por isso tenho algumas considerações.

No texto você afirma:

“Participo de muitas conversas de boteco onde o assunto é o vicío (sic) que a população de massa tem em consumir programas de TV aberta.”

Minha pergunta:

Só é feio o vicio da “população de massa” (nossa Senhora!) consumir TV aberta em excesso? Ser viciado em TV paga não é feio também? E se for a alguém mais abastado a curtir TV aberta? É um cult que sabe o que é bom?

Sobre o consumo induzido pelos programas, você diz:

“O efeito big-brother onde pessoas desesperadamente fazem ligações telefônicas, altamente tarifadas, com intuito de eliminar um participante do reality-Show a beneficio de outro que ganhara 1 milhão de reais e com certeza jamais apertara a mão de um cidadão desses que votaram nele é um fenomêno. Bem ou Mal, é um fenômeno.”

Minha dúvida:

André, sinceramente, você já mandou SMS para participar de bolão sobre resultados de partidas de futebol? Para concorrer a camisas ou outros produtos? Acho interessante você dizer para eu conseguir entender se você acha ruim qualquer comportamento desses ou apenas os que você não pratica.

Aqui, mais uma indagação sua, em seguida, meu comentário:

“Isso não fariam (sic) (ter acesso a TV paga) os pais serem mais presentes com as tarefas de seus filhos da escola e consequentemente lhes daria via de entretenimento mais rica e de melhor conteúdo?”

Não. Uma coisa não tem nada a ver com a outra. Pais presentes são pais presente e ponto. Acho que faria efeito uma política de inclusão dos pais na educação dos filhos, feita através de atividades conjuntas. Isso inclusive já está em prática com o programa Amigos da Escola.

E para não dizer que não falei de rosas, aqui concordamos, por mais torta que seja a concordância:

“Ou seriam os baixos investimentos em esporte e cultura para as crianças e jovens desde cedo que as tem tornado ociosas nas noites de semana e nos dias do fim de semana a ponto de não por o pé na rua ou onde quer que seja para ficar em casa absorvendo esses produtos de consumo em massa?”

Por mais elástico que seja seu raciocínio, neste ponto você tem razão. Faltam investimentos em esporte e cultura sim. Especialmente em regiões mais afastadas. Mas isso é chover no molhado, não?

S. Maia

Alê Marques disse...

Errata:
Não acho o que S.M. escreve inverossimil,muito embora discorde, acho a sua personalidade inverossímil.
Quanto ao And´re - Vai brincar de automrama rapa! E assitir ESPN que vc ganha mais! Por que escrever...

André Rozaboni disse...

Alê Marques:

Acho que seu comentário ao texto foi bacana, gosto disso desde sempre nesse blog, essa voracidade altamente agressiva. Porém não posso responde-lo por acha-lo de ofensa pessoal a minha familia, mais precisamente minha Mãe.

Após ver um amigo perde-la, considerei mais ainda a hipótese de termos a mãe como a mulher que podemos confiar em nossa vida. não sei como trata a sua e nem me interessa, mas poucas vezes que a vi entendi bem o expressamento de amor dela a ti. Amor que não tem esposa, filho, irmão ou quer o que que seja que sera igual.

Continuo escrevendo mal,rsrs, mas graças a Deus continuo escrevendo, sem dominio algum de linguagem ou colocação, mas com total imaginação e esclarecimento.

Aos demais leitores, comunico que exclui o comentario de Alê Marques por incluir ofensas pessoais a mim e a terceiros como acima citado.

Contra o réu citado de minha parte apenas respeito e carinho como sempre e a certeza de um deslize nas palavras talvez por problemas em casa ou no trabalho.

Minha solidariedade.

André Luiz Rozaboni disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
André Luiz Rozaboni disse...

S.Maia,

Lendo o texto, lhe dou razão. Isso é o que dá não dar uma repassada no texto antes de publica-lo. Trata-se de um tema longo e que precisaria ser melhor colocado. Ma ele ja ta ai então vamos criar a discussão e resgata-lo do ostracismo por aqui:

TV fechada também é um vicío? Sim ela é, nos fecha em casa também. Porém acho que ela é mais didatica e informativa do que diz respeito a uma real posição de jornalismo imparcial.

Maia, Nunca sequer apostei latinhas de cerveja com colegas por causa de jogo. Gosto de jogo, mas sem dinheiro envolvido.

Quanto ao Amigos da Escola, acho o maximo , mas que precisa ser mais estendido as periferias dos grandes centros e não só somente a regiões mais desfavorecidas como Centro-oeste, nordeste e norte.

Investiomentos no esporte não devem faltar até 2016, resta saber de onde vão tirar.

Abraço Maia..(esperamos seu nome!!)

Anônimo disse...

Aí, André, na boa. Você fez o mesmo comigo (ataques pessoais) e não teve seu comentário excluído. Inclusive ele continua lá, no arquivo.

Esses arroubos autoritários não ajudam na imagem que os leitores têm do blog. E olha, me arrisco a dizer que não são muitos.

Grande parte dos acessos vem dos próprios colaboradores.

Então, acho que um pouco de respeito ao oposto vai bem.

S. Maia

Alê Marques disse...

Que assuntinho requentado André!!
Da próxima vê se escreve então sobre o Águia de Fogo seriadozinho dos anos 80 que passa na TCM, que eu sei que vc não perde um.
Papinho furado, vai chutar bunda de cachorro!!!

Alê Marques disse...

A propósito, com todo respeito a sua mãe, vc nunca saiu na rua pra jogar bola e nem aandar de bicicleta. Quem é vc pra falar das criaças que gastam seu tempo precioso na frente da TV???

Anônimo disse...

Isso é dor de cotovelo de quem perdeu a chave de administração do blog. e saibam, ele entrega ao Hemerson o S.Maia se ele ter de volta a chave!! Vá se F...Coronel FDP!!!

Alê Marques disse...

É isso mesmo! me reconduza a administração que eu revelo!
Mas agora queria dizer mais uma coisa. Já há um certo tempo decidi a não perder mais tempo com o André, só que agora é o seguinte:
André, Deleta você mesmo esse post seu. Vai por mim. Vai ser melhor pra você e pro blog! Isso se ainda tiver o mínimo de descência e vergonha nessa sua cara!

André Luiz Rozaboni disse...

ex-administrador em atividade...

Anônimo disse...

após ler os textos dos comentários que estão muuuito bons...não vejo o pq ainda insistem que não há amplitude neste nosso espaço...há diferença entre os textos de peixe podre, simpsons e mudança de uso da terra e refletem um momento de cada um, assim como a poesia de nossos caros prata, jorge e sarsa, as vezes escrevemos sem revisão mesmo e então não compreendo pq ainda insistem nisso, o último comentário do coronel carrega um erro crasso, DECÊNCIA meu caro professor...andré, dizer que você não domina linguagem é absurdo...
I love it! vamos continuar...abraços a todos. S. Farias

Anônimo disse...

Eu soh vejo comemts de vcs mesmo.

Paulo

Anônimo disse...

faça o seu...

Anônimo disse...

faça o seu...(2)

Não participante do blog