segunda-feira, dezembro 14, 2009

O discurso por trás da fala

Não há dúvida que todo discurso é ideológico.Mas principalmente o dissertativo. Se tomarmos das quatro causas em Aristóteles: material, formal, eficiente e final, ele dará importância a última como bem disse Marilena Chauí, porque está normalmente era executada pela camada de escravos da época.
Ora, é sabido que jamais algo se transforma se não tivermos uma mão-de-obra que a execute, entretanto, o ócio criativo na filosofia grega era mais importante e esta camada chamada democracia grega representava somente 10% da população.
Quando Hobbes cria o lema o homem como o lobo do homem para justificar a necessidade do estado como o grande Leviatã bíblico para legislar e não permitir que um engula o outro, também se justificará por fazer parte da classe dominante da época.
Todo discurso e teoria sempre é ideologica e carrega em si algo sobre sobre o seu autor o revelando, assim como recentemente eu coloquei um texto de Frei Betto, que atrás revela seu caráter de cristão-marxista, se é que isto possa existir.
Vejamos um caso concreto deste blog, o senhor Maia. Percebe-se um defensor aberto do sistema capitalista que está aí e defende por deve tirar grande propriedade dele e acredita piamente que a situação do povo melhora com sua evolução. Não citarei os outros, porque não preciso nem de seus discursos, assim como eles não precisam do meu para fazer um juízo.
Mas quem consegue se livrar disto tudo "desculpe, sei que caberia uma interrogação, mas meu computador tá sem esse danado", a bendita da literatura. Muitas vezes ela revela o autor, entretanto há autores que nos pregam uma peça.
Vejamos o caso de Fernando e seus heterônimos. Temos neles personagens diferentes, com visões de mundo diferente, mas que não revelam tão facilmente nosso Pessoa. Realmente o poeta é um grande fingidor.
No cinema , ou mesmo na novela, o personagem pode ser odiado a ponto de pessoas na rua hostilizar o sujeito que faz papel de vilão, mesmo que na vida real seja uma moça.
Desta forma, a literatura, assim como outras artes não permite uma revelação tal fácil do sujeito, entretanto, quando Boris em seu jornal diário, Lula em discurso, Dilma com seu jeitinho, Serra com sua fala, nos revela o seu ser e o que pensa do mundo.
PIK

8 comentários:

Alê Marques disse...

Temos um caso típico dde Análise do Discurso aqui!A la Michel Pêcheux!Só que feita por Pikitito Pêcheux!
Também concordo contigo meu velho, existe uma linha discursiva pra cada atuação, corrente de pensamento, classe, instituição etc
Até para ciencia existe um discruso, para a natureza, e para o discurso com seus interdiscursos.
Tá aí!

Anônimo disse...

Pik, sua leitura sobre mim é rasa como um pires.

Abraço.

S. Maia

pratapreta disse...

Piqui, ao meu ver, o grande barato da arte- principalmente a literatura- é não se preocupar com discurso, deixando a cada um, uma leitura.

Salve Heródoto!

Marcio disse...

Prata,
Proibir cada um de fazer a sua própria leitura (de uma peça artística qualquer) é que não dá né. Cada um fazer a sua leitura é o mínimo. debater o discurso não tem a função de descobrir a verdadeira essência dele, pois nem mesmo o seu autor é possuidor dela. Mas é fundamental pra se desenvolver o senso crítico sobre as coisas, pra ir mais além do gostei/não gostei.

Maia,
que foi raso foi, te chamar de porco capitalista é pouco. quer coisa mais extemporânea do que ficar defendendo o capitalismo? Pare de se preocupar com isso que o último revolucionário vivo está esclerosado e gaste a sua energia com coisa mais produtiva. A China é o país mais capitalista do mundo, fio.

Anônimo disse...

...sem saco...

S. Maia

Marcio disse...

A minha intenção nunca foi castrá-lo, pois sou um dos poucos entusiastas da sua participação por aqui. só acho que você tem mais a oferecer do que isso.

Anônimo disse...

Detalhe,
não chamei o Maia de porco em momento algum e a leitura que fiz de sua defesa do liberalismo vale pelos comentários que ele faz.
Agora, a defensiva do Maia é compreensivel como todo defensor do liberalismo, eles acreditam piamente que o mundo vai melhorar.
Um movimento que defende a propriedade como as teorias liberais fizeram e o fazem , onde um sujeito pega um jatinho e voa sem parar sobre seu território até cansar , não dá.
PIK

Anônimo disse...

Célebres pensadores!
Bravo, bravo...
Aprendo muito lendo alguns comentários...bem legal..
Ismael Luz de vela...