quarta-feira, janeiro 13, 2010

São Luiz do Vale do Paraíba


Foto de piano encontrado em São Luiz do Paraitinga. Por R. Massao

Embora não esteja propriamente na parte do curso do rio que dá nome a nossa região, São Luiz do Paraitinga é área crucial para formação de nosso Paraíba, que é nascido na represa em Paraibuna, formando seu lago pelos rios Paraibuna e Paraitinga. Aos pés da serra do mar da costa verde, São Luiz é lugar de muitas características ambientais, culturais e sociais. Estive por lá diversas vezes e a última delas foi para descer as corredeiras do Paraitinga por 5 horas, em outras ocasiões estive lá para festejos de carnaval, bate caixa e muita alegria, no carnaval mais autêntico de que tenho notícias. Encontrei pessoas e lugares que estão plenamente abalados e arruinados(sic) pelo que ocorreu na virada do ano e sei por quem esteve lá, reportando a realidade, que o que há de mais singular e valoroso em terras de São Luiz é o Luizense! Não a cachaça, que também é boa, mas o caipira, aquelas pessoas que tem orgulho de lá por tudo que a cidade representa. Sei de pessoas que estão e estiveram lá que não há choro e ranger de dentes, lamentações materialistas, somente um sentimento profundo de perda intangível e de reconstrução necessária.
Tenho pensado muito em ir até lá dar uma força, sei lá. Já doamos algumas coisas para os bombeiros levarem. Vale a pena todos fazerem o mesmo.
Esse ano o Juca Teles está em silêncio, ficou complicado por O pé na Roça e de enfrentar o Medo de entrar no Casarão, para que em outros anos o carnaval e outras manifestações voltem com força total e o bloco do Casarão encerre o carnaval com a garra e vontade de pessoas que nunca abandonam São Luiz.

Aos guerreiros Carolina, Portela e Rejão.

Samuel Farias

18 comentários:

Maria Angélica Davi Costa disse...

Farias, dá uma olhoda na foto que aquele meu amigo que foi no escritório fez, aquele japa.
Lindas mesmo. Bjs

http://www.vnews.com.br/noticia.php?id=63777

Maria Angélica Davi Costa disse...

Lindo, Farias...caiu como uma luva!!
Vou mandar o link para ele.
Bj

el Samu disse...

a característica factral do clima tem proporcionado desarranjos meteorológicos de acordo com a lógica cartesiana da previsão do tempo, assim fenômenos como enxurradas, conhecidas popularmente como trombas d'água, temporais e precipitações torrenciais têm ocorrido com maior frequência. por esses dias tivemos chuva de granizo em várias regiões do vale do paraíba, contudo o que preocupa é o elevado índice pluviométrico anotado durante a primeira quinzena de 2010, lembrando que esses números não são órfãos, pois registramos também um dos invernos de menor período seco da década.
então, a represa construída com os intuitos de abastecimento, geração de energia e controle de vazão para as áreas de várzea não suporta a quantidade de metros cúbicos na vazão das cheias e tem que ser aberta. resultado: perda de um dos mais importantes patrimônios históricos da região serrana do mar. Paciência, ou apenas uma lógica factral?

Anônimo disse...

Nelinho..Va se foder!!

Muita "lógica factral", vazão, represa,

Devia ler o texto de novo e usar de um comentario mais humano e menos tecnico, factral..

Use as vezes em que foi a São Luiz passear ou bater naquele jogo de panelas e frigideiras sem cabo que carrega no banco de trás do seu Citroen e elabore coisa melhor por que isso que escreveu ai..

É MERDA DE CABRITO!!!!!!!!

Aldo Raine

Anônimo disse...

Eai Faria...
Somente me restou os bons pensamentos pra toda essa gente lá de São Luiz cara, e que o carnaval seja alegre e receptivo como dizem que é!Aliás nem sei se vai ter carnaval...
Um abraço, qualquer dia eu apareço pra tomar uma cerveja, só uma, porque ando sem dinheiro...
Ismael luz de vela...
E viva os fractais...rs

Alê Marques disse...

Fractal, merda de cabrito..Sabe que pensando bem deve ser tudo a mesma coisa!!!
Mas no caso de São Luiz, acho que a coisa tá mais pro El Niño mesmo. Este é o ano do Menino! aí o sudeste chora.

Alê Marques disse...

É, vendo as fotos dá pra sentir o que foi o inicio de ano nesse vale de lágrimas. Sim, por que não foi só São Luiz, foi também Cunha, Guará...Me lembrou as Cidades Mortas de Monteiro.
Aquelas cidades que da euforia foram a crise do café, igualmente não terão um carnaval tão eufórico este ano.
Medidas contra alagamentos terão que ser tomadas. O IG Instituto Geológico vai mapear as áreas de risco, o CBh-PS vão instalar sensores. Mas se o modelo de uso e ocupação da terra não mudar serão medidas apenas paliativas.

Anônimo disse...

Não entendi a represa com a questão de São Luis. Nelinho continua a aula, a represa transbordou de ré??? Ela não é depois do rio.
Realmente o que se pode fazer deve ser feito dentro do alcance de todos,somente quem está na situação para ver q o bicho vou feio
PIK

Alê Marques disse...

Transbordar de ré é foda hein KKKKKK!!
Vai ver que pelos os fractais do Samuelzinho a represa consegue transbordar a montante, ou melhor, de ré!
Acho que aí deve entrar a ante gravidade da matéria escura e a água sobe ao invés de descer..Agora entendi!!

Maria Angélica Davi Costa disse...

Mas é tudo isso aí mais um pouco..o texto ficou do caralho e as fotos do Beto maravilhosas!!

Anônimo disse...

Levanta Sao Luiz, Levanta!

Nilson Ares.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
el Samu disse...

é tudo isso aí mesmo!

a referẽncia a represa é meramente alusiva e ilustrativa, uma vez que não foi só são luis que sofreu os problemas das cheias, mas sim toda a calha do paraíba do sul e da maioria de seus afluentes. é uma alteração geral no balanço hídrico.

uma senhora que presta serviços de domésticas em minha residência (com garagem segura para o citroen) mora na favela do rhódia e me confidenciou que há duas semanas que não dorme pois tem medo que a agua chegue em sua rua, pois as duas ruas de baixo estão literalmente DEBAIXO d'água, mas isso não é problema meu, afinal enquanto a petrobrás estiver fornecendo a G podium, dá pra encher o tanque do citroen, colocar umas panelinhas de camping, suprimentos, barracas etc e vazar pra bem longe desse caos aí

Anônimo disse...

Chega de blá blá blá!
Ninguém mais vai publicar mais nada aqui não!
Não me deixam escrever, mas também não escrevem mais nada...
De uma vez por todas, quem é q manda nesse blog aqui pra me autorizar a escrever alguma coisa?rs.
Um abraço aos comunas...
Ismael Luz de vela.

Unknown disse...

Ismael o ultimo que colocamos foi excomungado. Por mim, tá dentro.Fui idealizador, mas não mando nem em casa...rsrs
PIK

el Samu disse...

também voto a favor!

Anônimo disse...

e aí galera, belê, belê. Tô na área, valeu!!!!!!

Silvinho

Maria Angélica Davi Costa disse...

Eu voto a favor da entrada do Ismael e digo mais, vamos postar ai, pessoal. Temos sei la, treze comunas e soh meia duzia ou menos escreve aqui!! Ta fogo isso, tem q ter producao. Tem nego q nunca postou!! Remocao dos encostados e entrada de gas novo!(comp com teclado em ingles, sem acento, etc..)