quinta-feira, maio 06, 2010

Cosmos Alvinegro

Não. Nós não somos heróis. Não somos guerreiros sem medo do deus Imponderável. Somos o espírito dos operários que iluminaram nossos corações a luz de lampião e brindaram-nos com nossa existência, entre tudo e nada, em branco e preto.

Somos aqueles que perambulavam pelas ruas sentindo falta de não sabemos o quê. Sabíamos apenas do vazio que existia em nossos corações, que havia sido transmitido por todos os nossos antepassados antes do grande dia, dia da glória, da revelação. Dia 1º de setembro de 1910.
Num relance nossos pulmões souberam diferenciar o ar da aura alvinegra. Ela sempre esteve presente, em todos os cantos, em todos os lugares, mas foi preciso evocar um nome para que nossos corpos se permitissem a tal sensação de amor. Algo muito além do que essas poucas palavras podem explicar aos que não foram escolhidos pela mística, mas de muito fácil entendimento ao nosso cosmos particular: Corinthians, senhores!

Somos um povo sofrido? Somos sim. Mas isso não faz de nós menores, pelo contrário. Somos altivos por entendermos que nem só de glórias vive o homem. É nossa obrigação – prazerosa – transmitirmos aos nossos que formamos nosso caráter é nas derrotas. São elas que nos forjam. E caímos com garra no olhar e com o sangue correndo quente em nossas veias.
É com esse entendimento da vida que construímos uma das mais lindas histórias, que rompemos a ordem da paixão por recompensa. Somos fiéis. Perdemos juntos, e tocamos o céu juntos nas conquistas. Assim, não associamos nosso amor às vitórias, seria diminuir o que somos.
Salve, Corinthians!

Sebastião Maia

28 comentários:

Maria Angélica Davi Costa disse...

Luto total. Díficil....

Marcio disse...

neste momento solene, faço minhas as palavras de Urbano, o Glorioso:

Ploro em Cubile est Locus Fervens!

Anônimo disse...

O Corinthians tinha um sonho...

Mas o Ronaldo o comeu...

Sem Mais;;

Frei

Anônimo disse...

Calma Sebatião Maia...

Domingo tem o Marcelinho Carioca na dança dos famosos do Faustão. quem sabe com um pouco de sorte ele ganha e o centenario não fica em branco...

até eu vou torcer...

André

Pik disse...

Maia,

lindo texto meu camarada. Passe teu email , pois darei a ti a volta. Envie só para mim . Tens qualidade na palavra, apesar de discordar de muitas coisas tua.
hmvieira1971@hotmail.com

André,

vai tomar no cú seu São Paulino Zé Ruela.Vc tem inveja do que somo como torcida. e Novamente digo como o Toquinho nos ensinou:

Ser corinthiano é ir além da vitória, vitoria, vitória.

Fui PIK.

Marcio disse...

mas isso aqui tá uma varzea mesmo. o cara escreve um texto melodramatico recheado de sentimentalismo de quinta categoria e vai começar a escrever no blog por ser corintiano também?
Irmanem-se na dor, mas não chuta o pau né Pik?
os comentários neonazi deles tão aí ainda, vê lá, ele entra por uma porta eu saio por outra.

Anônimo disse...

Marcio...

saio fora contigo...

André

Alê Marques disse...

Nossa andré! Pra você já tava fora faz tempo!!

Anônimo disse...

Fiquem tranquilos.

Não escreverei mais aqui.

Agradeço ao convite, Pik, mas o esquema daqui passa longe do que acredito.

Tem muito fascistinha aqui. E o pior é que usam o método mais arcaico. Aquele que o outro lado é desmoralizado.

Pensou diferente é demonizado.

SM

Anônimo disse...

SM,

Não tenho quaisquer queixa a ti pessoa ou comentarista desse blog;;;mas aqui não é tua praia.fora de vez!

Frei

Anônimo disse...

Alexandre,

Não sei se é pessoal ou se foi namoradinha do Maia na cadeia, mas pq não vai tomar no seu cú!!

Um Abraço

André

Maria Angélica Davi Costa disse...

André, vc esta transformando isso aqui em nada. Desanima escrever aqui. Vc esta transformando isso aqui em circo. Não foi piada que vc fez, foi uma tentativa de humilhar.
Pq vc não pega toda sua criatividade chupada do omelete e faz UM post decente??
Tantos colaboradores e merda nenhuma para escrever?
Por isso o ciúmes do SM? Ah, deixa o menino, pelo menos ELE escreve e não vive na memória de um post bom escrito ano retrasado.....FAÇA algo antes de ficar falando, falando, falando....

Anônimo disse...

Maria, desde ja me desculpo contigo pelos posts se realmente se sentiu humilhada por eles.

Principalmente pela consideração que tenho contigo. A mesma que nao demonstra nas suas mimadas palavras.

Não pense que ainda despacha ordens a periferia do alto de sua cobertura na vila adyana. Escrevo aqui o que bem quiser e bem entender, regrado pelo Frei Piqui, dono dessa jossa;;;

É bom lembrar a vc que isso aqui, esse blog, começou a ser movido com postagens de antigos amigos que se encontravam pessoalmente com frequencia e que não havia para isso,usavam o veiculo para expressar suas idéias.

Transformar isso em postinho de intelectualidade pobre cercada a dois postadores e um bicudo de fora que ninguem conhece foge totalmente da caracteristica de origem a qual me foi apresentado isso na época , inclusive pelo Coronel;;;

Amigos a quais fui apresentado e os prezo com todo respeito e carinho.

Qualquer linha diferente que isso aqui tome ao que cito acima, que qualquer um se sinta imediatamente a vontade para riscar meu nome da lista de colaboradores e botar qualquer bode véio no lugar...

André

Anônimo disse...

"E uma foto - eu e ela - que vale muito mais do que nós dois" Aldir/Bosco

Maria Angélica Davi Costa disse...

André, vc mora no coração, mas isso não impede que eu fique magoada com suas palavras.
Foi osso ver o Corinthians perder. Não acho que aqui, sendo de amigos e PÚBLICO era o lugar de piadas.
Até escrevi no seu primeiro post que o Pik removeu (obrigada) que passaria no Savema para debates ao vivo, mas desanimei com o segundo post escolhido por vc.
Do alto da minha cobertura na Vila Adyana ou de longe, não delego ordens a blog nenhum, mas continuo gente, que viu seu time perder. Perdeu pq jogou bem apenas um quarto de todo jogo, pq o tecnico pipocou no jogo mais importante, perdeu...eu até comemorei no final do terceiro tempo, mas....o sonho se foi e eu não pude gritar Corinthians. Achei q vc, fanático por esportes e pelo seu São Paulo iria entender e não chacotear...mas,'eu tento, mas perceba que é difícil de explicar'.

E digo o mesmo, se estou atrapalhando a brincadeira dos amigos, saiu tranquilamente, sem reboliço e voltarei para comentar posts ....

Anônimo disse...

Maria, vc é uma das amigas de todos aqui! Só que as vezes enche o saco querer regrar o que , quando e se pode escrever ou não;;;

Me desculpe se se sentiu ofendida pelo seu time;;é que se trata de uma chacota comum entre nós quando um time é eliminado;;;

Vou falar serio sobre o jogo;;;;

Acho q a uma ilusão da torcida em aplaudir aquele time de quarta. Ele jogou apenas um tempo e jogaria 2 e ganharia de 4,5 se o Sr.Ronaldo estivesse fisicamente comprometido com a causa corintiana. Não adianta chorar e se ofender com a pergunta do jornalista pois ela foi pertinente e de razão total.

Me surpreendeu o bom Elias e o Jorge Henrique pedirem pra sair por cansaço. Era o jogo mais decisivo de suas carreiras até então, mas é nessas horas que eles mostram suas verdadeiras faces. Toma-se o exemplo das atuações de R.Ceni e Marcos durante a semana.

Por fim chega do Mano né. Perdeu o grupo que é muito bom, não consegue mais montar um time e é muito arrogante. Ficou claro que a grandeza do clube não condiz em conquistar uma libertadores com ele sentado no banco. Ja que o clube esta com recordes de receita, Felipão Já!!! Repatriem o treinador pentacampeão e não ficarão 2 anos mais na fila da libertadores...com esse grupo que esta ai...

Chega...

André

Maria Angélica Davi Costa disse...

André, eu mando aqui? O Maia não pode escrever aqui pq deu xiliqui e eu mando aqui oq pode oq não pode?? Ah, pensa bem no q vc esta falando..é de uma contradição...

Corinthians, sei lá....fora Mano é muito forte. Não sou a favor de chutar cavalo morto...o cara foi muito bom, tem q avaliar, mas não precisa humilhar o moço. Pontos positivos sempre....

Maria Angélica Davi Costa disse...

Ah, e a saida do Joge Henrique nem quero comentar...só canto:pipoca na panela....rs

(viu como a gente até pode tirar uma, só não precisa querer diminuir ninguém?)

Anônimo disse...

Maria , futebol é momento,

Ponto positivo é o forte elenco montado pela diretoria. É nitido que o grupo tem muito mais a dar mas seu treinador não consegue mais extrair.

Pra não chutar cavalo morto pode se dar esse brasileirão todo que começa amanha para ele colocar o time ao menos entre os 4 primeiros colocados, pq algo abaixo disso não mais o dignificaria a continuar no cargo até para o bem do proprio Mano.

Anônimo disse...

Gente,

tomemos cuidado com o fora Mano. Estavamos no buraco quando o cara aceitou o desafio, montou um times sem estrelas e nos trouxe de volta a primeira divisão.
O André é passional como todos ( sou anticorinthiano), como todo mundo diz.
Sabe por que todos incomodam conosco, pela nossa grandeza, isto doi demais no André.
Quando o SP foi campeão brasileiro no ano retrasado, na segunda o corinthians anunciou o Ronaldo e o SP não estava na mídia.
O Corinthians é notícia na vitória e na derrota.
André, vc não entende nada de futebol,aliás, um fã do Cênico...tenha dó.
PIK
PIK

Anônimo disse...

Piquitito,

Geninho,Vagner Benazzi ou até o toninho Moura aqui de Taubaté subiriam com seu time em 2008. Era simplesmente uma barbada.

Acho que entendo o suficiente para dizer que Felipão coloca o Mano no bolso com um time desse na mão.

E não odeio seu time ou qualquer outro. Confesso que tive dó e pena por ele ter sido ingenuo com o regulamento da Libertadores;;;

Entendo sua raiva do R.Ceni. Nunca teve um idolo no Corinthians e se teve não estava vivo ou já lucido como menino para vibrar com ele.

Essa defesa do Mano(que inclusive a principal torcida do clube é contra)lembra o caboclo que chega em casa e ve a mulher com outro no sofá. Mais facil trocar o sofá.

Foi o que simbolizou a torcida aplaudindo um dos melhores times do Corinthians dos ultimos anos ser eliminado por um bando de cariocas baladeiros.

Sem parcialidades.

Anônimo disse...

E piquitito, por favor,

Quis a história que os coadjuvantes de nossa grandeza fossem Barcelona, Milan e LIverpool e não Ponte Preta, Cianorte e Pirambú;;;

Se acha que nao entendo de futebol vamos debater na sua casa ou em algum bar como nos velhos tempos. Sabera seu lugar e do que entende realmente.....abraço vagabundo!!!

Anônimo disse...

"Ele não entendia nada de futebol, por isso escrevia tão bem sobre". Armando Nogueira falando de Nelson Rodrigues.

É só dar a escada que o pobre sobe: "Quis a história que os coadjuvantes de nossa grandeza fossem Barcelona, Milan e LIverpool e não Ponte Preta, Cianorte e Pirambú;;;". São ou não são os maiores modinhas da História? Me digam, vale mais um gol sem querer diante do Milan ou os sete segundos infinitos contra a grande Ponte Preta? Nós temos alma, André. Quando sua torcida conseguir cantar mais de 15 segundos a gente conversa.

SM

Alê Marques disse...

Desde a semana passada não passo por aqui. Agora, no meio da aula, resolvo me desligar do professor pra dizer uma coisa:
SAI DANDO ANDRÉ!!! PÉ DE BREQUE DO CARALHO!
Jogo é jogado, loambari é pescado e post é escrito.
Estou com a Maria! Porra, quem escreve aqui??
Você escreve André??
É preguiça? não sabe o que dizer, de alguma doisa que não seja futebol? ou nem futebol?
Eu postei o texto Maia, não só por que ele fala da derrota do corinthians na libertadores, e a grande frustração. Mas sobre tudo por que é um texto muito bem escrito, de qualidade. Algo que você até hoje não fez aqui.
Se um dia vc tivesse postado um texto deste sobre o São Paulo, eu seria o primeiro a te apoiar, mesmo sendo do São Paulo.
Nelson Rodrigues não entendia nada de esquema tático, e escrevia belíssimas crônicas esportivas.
Contrariamente vc se julga o entendedor de futebol e ao mesmo tempo é uma lástima em seus comentários.

Alê Marques disse...

E mais, você André, tem uma verve comunicativa realmente muito acentuada e importante, que se configura como verdadeiro talento!
Mas vc faz questão de jogar na latrina!
Escreva você também, vai estudar, vai ler, leia Nelson Rodrigues é muito bom! Acho que o charlinho ou o SArsão tem um livro dele, são crônicas curtas. Tenho certeza de que vai gostar!
Mas não adianta falar isso pra vc né André?
Você pode brincar de bonequinhos e carrinhos de F1 também, mas isso não é tudo. Tudo é muito mais!!

Anônimo disse...

SM,

"É só dar a escada que o pobre sobe"

Se eu também não fosse um pouquinho fascista lhe destruiria;;;

Mas adorei!

Alexandre, com vc me recuso! Atenda a porra do telefone quando eu ligar e vamos tomar a tradicional canja de inverno e aqui conversamos!

Anônimo disse...

Bom, como o destinatário da mensagem era você, André, eu deveria ter avaliado que poderia entender o "pobre" como aquele adjetivo usado à exaustão pelos vermelhinhos na eterna luta de classes. Mea culpa. Explico-me: o pobre foi com a intenção de "pobre homem". E por esse meu erro crasso, precisei explicar a piada que perdeu toda a sua ironia fina. Pobre de mim.

SM

Anônimo disse...

SM,

100 anos a Lula!!

Mas não me confunda com esses vermelhinhos pró-pinheirinho daqui.

André