terça-feira, junho 08, 2010

Ninguém morre de véspera, mas...

Caros amigos leitores e colunistas deste blog,

Nos encontramos às vésperas de mais um grande evento global para o esporte que mais amamos, cujos fundamentos já vêm impregnados em nosso dna, o futebol.
Criado por ingleses, o futebol chegou ao Brasil por intermédio de Charles Miller e desde então faz parte de nossa vida, a ponto de nos tornarmos potência mundial vencedora de cinco edições de copas do mundo até hoje.
Daí é que quando chega época de mundial, sempre questionamos a qualidade do elenco atual escolhido pelo treinador do momento, neste caso, Dunga.
Dunga já teve nome de era (fracasso na copa de 90), já foi símbolo de raça (tetra de 94) e agora treina nossos canarinhos em busca de mais uma glória para eternizá-los em nossos álbuns de figurinhas.
Bem, é claro que estaremos lá na hora, local e razão para torcermos pela seleção. Sim, com uma cervejinha vai bem, com os amigos melhor ainda (um dos meus tem HDTV em casa, vamos todos para lá e o convidamos também...)
Onde eu quero chegar é que nosso pequeno notável comandante não levou Adriano nem Ronaldinho Gaúcho para a África do Sul, o que para mim foi um erro. Adriano mesmo em má fase tem experiência em copas, ele optou por Grafite que jogou, sei lá 20 minutos em toda a preparação até agora. Para Ronaldinho ele escolheu Júlio Baptista como reserva de Kaká, será que vai dar certo? Tenho minhas dúvidas.
Já a defesa é sólida com Lúcio, Juan, Maicon... o que muito se comparou com 94, com o pragmatismo de Parreira; mas e para os volantes Mauro Silva e o próprio Dunga, temos jogadores parecidos no meio de contenção?
Em 94 tínhamos Bebeto e Romário, e o segundo voltava ao meio do campo para buscar a bola e partir em direção ao gol, carregando o time nas costas. Que saudade do baixinho!
Hoje, temos Kaká (que não fez nada em 2006) ainda lesionado para a criação, Robinho que tentou recuperar seu futebol no Santos, mas foi ofuscado pelo brilhantismo de Neymar e Ganso, e Luís Fabiano, este sim ainda em grande fase, mas também vindo de lesão.
Sei não, podem me xingar, mas acho que esta copa será dos hermanos: Messi, Higuain, Milito, Tevez, DiMaria, etc.
Acho que dá Argentina.

4 comentários:

Anônimo disse...

Que vença aquele que apresentar o mais brasileiro dos estilos: torto, malandro, suingado, disperso,embreagado, afiado, engraçado, descompromissado...

E viva Dionisio!

SM

Alê Marques disse...

Caríssimo Sarsa, você esqueceu da Shakira!! Como assim?
Devo cometer o disparate e dizer que não torço para o time do dunga. Eu torço mesmo é pro curintia! TRocaria sem titubear esse hexa aí pelo título da libertadores.
Não tenho saco pra isso. a patriotada está a mil. Fitinhas verde amerelo nos carros. as repartições públicas enfeitadas com mascotes em cima dos PC´s, as baias com babados verde-amarelo, aquele otimismo patético no ar e uma euforia bizarra.
Pra mim o Brasil tem que chegar a final por dois motivos:
1º Vou sair mais cedo do trampo.
2º a Derrota seria um revés na patriotice, que está sendo capitalizada pela Dilma na campanha com aquela histórinha de Brasil como potência, orgulho de ser brasileiro etc..a derrota do Brasil pode abrir espaço pro Serra
Em alguns casos, como este, não custumo transigir com o senso comum. Precisamos ser frequentemente pragmáticos.
VAI BRASIL!!!

Anônimo disse...

tsc, tsc,tsc....

Anônimo disse...

Primeira do grupo B, 3 vitórias, 9 pontos.

N. Ares