terça-feira, junho 15, 2010

Quem é o inimigo, quem é você? Parte II: O fim da era Gutenberg.

No Brasil recentemente, muito se falou do retrocesso em termos de liberdade de imprensa. Na diminuição desta e suas maléficas consequências. Seguindo caminho parecido, alguns países têm adotado a cerceamento, a extinção não só da tal liberdade de imprensa, como também toda e qualquer amostra de livre expressão. Casos como do Irã, China são os mais visíveis, mesmo porque as ações destes governos, sejam tanto para bem, como para o mal sempre se transformam em análise geopolítica e coisas do tipo, virando subsídio nas mãos dos debatedores de plantão. Obedecendo o mesmo percurso, na américa do sul, a figura central nesta temática tem sido, ninguém mais, ninguém menos, do que ele, justamente, este que você está pensando. Hugo Cháves. Líder vitalício do Reinado Venezuelano, e da Revolução Bolivariana. Dito isto em razão deste ter fechado o último canal ou emissora de televisão livre do seu país. _ pobre país ter um líder deste.
Diante dessa onde de proibições, de cerceamento da liberdade de expressão e comunicação. O mundo pensa, ai que saudade da Bahia, não, dá américa, terra da liberdade. E para sua surpresa se depara com um processo parecido, mas sutil, belíssimo. Nesse sentido a crônica do filósofo Olavo de Carvalho, escrita no último dia 14/06/2010, vira um balde de água fria, nos corações mais democráticos. Texto este que revela outra maneira de ditadura, forma mais eficaz do ato autoritário. Em seu texto, Carvalho fala da criação do site StopBigMedia, financiado pelo famoso George Soros, que segundo o autor, site este que professa a destruição das grandes empresas de jornalismo, _ coisa boa ou ruim?, com a criação de uma super agência puro sangue estatal. Tal ação do governo americano, mostra algo mais interessante do que a simples exposição do poder nu. Deixando no ar o espectro do poder mais inteligente, maquiavélico, mais atuante e eficiente. O que representaria a mão invisível do mal.
A participação do governo Obama, numa nova agência desse porte, e com esse tipo de parceiro, expõe o caminho pelo qual as novas ditaduras democráticas agem ou vão agir. Revelando também o fato do feitiço ter virado contra o feiticeiro. Isso em razão de durante boa parte do século XX, governos e ações governa mentais, ficarem submetidos a lobistas, condicionados às grandes agências produtoras, criadoras de informação. No mundo toda a produção de informação esteve e está nas mãos de menos de uma dezena de grandes agências (francesas, americanas, italianas, inglesas). No presente momento parece que os governos, não mais querem negociar favores, querem aplicar a receita aprendida, e do jeito que bem entenderem, e contra quem entenderem merecedores. Logo, logo, chineses, venezuelanos, russos, _ se já não fazem isso, vão também adotar tais práticas, contribuindo ainda mais para a ignorância local e mundial. E esse negócio de ficar bloqueando site disso e daquilo, vai aos poucos se tornar história para ninar criancinha.
O século XXI mal se iniciou e promete acontecimentos à matrix, em 3, 4, 5, quem sabe quantos d´s, o que torna o palco principal uma grande rinha de galos, com esporas pontiagudas, prontas para fazer jorrar sangue. E aos poucos a figura do velho cidadão Keynes, vai dando lugar aos cidadãos, Qu-e-mmm?

9 comentários:

Anônimo disse...

Muito bem irmão!Senti uma pegada Olaviana no seu texto.
Então,já a algum tempo na calada da noite a grande mídia esquerdista controla mais de 70% dos meios de comunicação norte Americano, e quem financia isso são organizações como a Fundação Carter,Ford e Rockfeller,agora na America Latina toda a midia é manipulada por ideologias de esquerda, aqui as informações básicas e fidedignas não circulam, ou seja, foram subvertidas a mais de 50 anos, paramos no petroléo é nosso!A organização mais poderosa do continente americano ao longo da história que na qual controla a política aqui no Brasil e em outros paises da America, chama-se foro de São Paulo, composto por mais de 180 partidos,e isso não é conspiração não, as resoluções(documentos) estão expostas ai pra todo mundo ver.Faz tempo que a política brasileira virou fantasmagoria!
Fabiano Baldi

sendo financiada não só nos EUA com mais de 70% veiculadas nos diversos veiculos mas em toda América Latina

Anônimo disse...

O mundo é algo fantasmagórico meu querido. Esquerda, direita, infelizmente caminham hje de mãos dadas. Controle de informação, disseminação de informação. Hje não tem lado. O único lado que manda é o do capital. Tanto para o bem, quanto para o mal. O q nos resta? Confiar desconfiando, de tudo, até mesmo de filósofo, blogueiro, debaderor de boteco e etc.. Infelizmente é o q nos resta. Continuo acreditando nos q fazem silêncio, talvez esses q escolheram a mudez digam mais coisas. Abraços Fabi Baldi. Como vc sabe filosofia de verdade é construção e não reprodução, isto de reproduzir a gente faz na univap, unip, unicamp, usp, unesp, nas unis da vida. O negócio é ler, reler, questionar, e ver se sai do mato que é a proposição, o pensamento, alguma coisa realmente boa e original. Por enquanto marilena chauí e olavo de carvalho, estão no mesmo pé. Uma com a visieira "vermelha", fazendo vista grossa para um monte de porcaria, e o outro denunciando um monte de porcaria e fazendo vista grossa para um outro tanto. Para finalizar a gente tem que pensar que como é louco tudo isso q nos cerca. Fundação Rokcfeller, Ford, Carter financiando esquerda é mais surrealista do q Dali, embriagado, mais cúbico q Picasso atras de mulher alheia. Mais tudo. A única explicação para tudo isso é: o capital continua vencendo, dando diretos potentes com suas luvas da contradição. Abraços. A gente precisa c ver. Obs: Gostei muito da maneira como o Olavo de Carvalho escreve. Porreta!! Mais abraços, até a próxima. De Gregório V, um papo ant- clerical e ant -pedofílico.

Anônimo disse...

Quando falo em fantasmagória, a reflexão não se encerra aí, a tentativa de se aproximar e tatear o espectro da verdade ou da mentira nos sistemas que nos cercam é quase sempre redundante, mas necessário, considerando a nossa disposição a ciências sociais. Ao contrário, faríamos um fim no relativismo e na fatalidade das coisas. E sem rococós, o belo ainda é belo!
Ao compor as ideias é inevitável não partimos de referencias, a polifonia é peculiar ao autor, exclusividade no pensamento puro só acontece com gênios de séc em séc, e olhe lá.
Existe uma outra forma de pensar o poder- capital, a ideia do capital ser o poder em si acontece nas estruturas secundarias da sociedade onde o pequeno e médio acionista articula o mesmo como instrumento de lucro, acumulo e poder em si, e nesse processo
ascensivo ele chega ao topo da estrutura e passa a ser um metacapitalista onde o sistema pode se tornar seu maior inimigo, ai a lógica do capital muda, o poder em si passa a ser a moeda corrente, e com isso o multi, ou bilionário, pensa como um aristocrata, e faz um fim na manutenção do poder. Nesse palco, os grandes empresários, banqueiros, representantes das grandes organizações e chefes de estado, sistematizam a fraude e instrumentalizam o controle dos diversos organismos sociais, e um deles hoje, com maior expressividade e com receita decorada nos postulados comunista, é o controle através da grande mídia, que toma lugar nas consciências e subverte todo o sistema de relações intelectuais e morais. A direita de Fidel é a tal da esquerda light, ou o engodo da sócio democracia, isso me cheira desvio de atenção, o golpe já foi dado no silêncio. Agora tem um axioma ai, é só eles que jogam as migalhas fisiológicas, claro, pra nos engessar.
Saudade de ti rapaz!
Fabiano Baldi

Alê Marques disse...

Meus caros,Baldi e Ancelmo,o assim não dá. Precisamos nos encontrar no escritório para deliberarmos! Demorô pra se tomar uns goles!

Alê Marques disse...

Meus caros,Baldi e Ancelmo,o assim não dá. Precisamos nos encontrar no escritório para deliberarmos! Demorô pra se tomar uns goles!

Anônimo disse...

Conspiratório ou não, algumas coisas devem ser consideradas:

- Em 1946 a URSS estava em ruínas(22 milhões de soviéticos haviam morrido na 2ª Guerra), já os EUA estavam com seu Parque Industrial intacto, tornara- se a maior potência bélica e econômica do planeta(90 % das multinacionais eram americanas em 1950) os yanques financiaram a reconstrução do Japão e da Europa. Ok! disso todos sabem, mas como se explica em 1960 o Pib soviético (regido por uma economia planificada) ser equivalente ao americano??? considerando as diferentes condições dos 2 países em 1946, qual foi o milagre econômico soviético??? Outra coisa, porque os já imperialistas yanques da segunda metade dos 50's não tentaram acabar com os grandes inimigos "VERMELHOS fragilizados do arruinado Leste europeu??? não seria o momento ideal, considerando a superioridade econômica e bélica dos EUA comparada com poder que Stalin tinha em mãos??? Mas não, o tio Sam deixou o grande inimigo, o regime vermelho soviético crescer.
- Logo após o fim da URSS, entre 1992 e 1994 surgiram algumas centenas de milionários russos, a maioria destes membros do alto escalão do PC soviético ( entre eles Gorbachev, que depois se tornou membro, nada mais nada menos, do Clube de Roma)e ex- membros da KGB. Ora, ora, como se explica que algumas centenas de homens que emergiram de uma economia planificada ficassem milionários em tão pouco tempo??? Pra mim, intrigante!!!
Lembrando que até 2008 - antes da crise econômica mundial- Moscou era a cidade que possuia o maior número de bilionários do planeta, superando NY e Tóquio.
Acredito que nessas meras constatações há algo mal explicado.

" As profecias de Orwell estão se cumprindo de maneira extraordinariamente sutil."

Jose Saramago

Como " Poder é segredo" e acredito que os astutos participantes deste portal já constataram um inimigo se vestindo de cor de rosa, não duvido, que para vos enganar, já providenciaram "mais uma outra bela manta" como disfarce afim de manter o segredo que sustenta o """P O W E R""" deles.

Abraço a todos
Luiz Malaquias

Anônimo disse...

MICKEY MOUSE EM MOSCOU

CAPITAL INICIAL

ANO DA COMPOSIÇÃO: 1989( A URSS, mesmo em fim de carreira, ainda existia oficialmente)

"Eu vejo eles dançando
Em cima do muro
No meio do mundo
(no meio do mundo dividido)
Spilberg, Einenstein
Vodka, CIA
Las Vegas, Gremlin
Tolstói, Jonh Wayne
Champagne, Caviar
Mickey Mouse em Moscou
Batman, Trotsky
Bolshoi, Rock´n´rollllll

QUEM SÃO ESTES HOMENS
QUE VIVEM ATRÁS DA CORTINA??????
QUEM SÃO ESTES HOMENS??????

Ninguém mais vai pichar
Frases fortes "NO ESCURO"
Em cima do muro
No meio do mundo
(No meio do mundo dividido)

Um raio atravessa a nação
E cem anos passam num dia

Ninguém mais vai jogar
Flores mortas no muro
Ninguém mais vai pichar
Frases fortes no " ESCURO""

Infelizmente compraram o Dinho Ouro Preto, para ele e sua banda fazerem hoje essas composições açucaradas.

Mas essa farsa toda tem um grande mentor, o maior articulista e estrategista político do Pós- Guerra, senhor "" HENRY KISSINGER""

Deborah Lee

Anônimo disse...

ual......coruscante!!!

Anônimo disse...

É, há uma possibilidade, sim, de tudo o que presenciamos, inclusive na grande mídia, ser produto de um poder oculto e centralizado. Dilma e Serra seriam fantoches de um mesmo manipulador??? Muito conspirativo isso né??? Mas para comerçarmos a desconfiar de certas coisas é necessário investigar " OS FATOS ", primeiramente, com maior profundidade, separando- os da's' carga's' ideológica's' pelas quais estamos submetidos e que nos é 'são' empurrada's' goela abaixo por instituições como universidades, Justiça, grande mídia etc.

Descristalizar o que já está cristalizado não é tarefa nada fácil, mesmo porque envolve reativar mecanismos biológicos(neorônios, ondas elétricas cerebrais) que há tempos estão atrofiados e desativados.

Bem lembrado Deborah, Henry Kissinger, homem de inteligência suprema, estrategista nato, mas nossos acadêmicos ignoram- o. Infelizmente.

Luiz Malaquias.