segunda-feira, setembro 20, 2010



A ORIGEM

A origem é um filme intrigante, protagonizado por Leonardo de Caprio (Dom Cobb) é um espião clandestino especialista em roubar segredos do subconsciente, enquanto dormem Cobb controla o seu sonho e então entra no sonho da sua vítima e a manipula, e por tal habilidade é procurado e perseguido pelo mundo da espionagem onde se encontra envolvido numa trama com produção típica de cinema americano, e para se safar, Cobb teria que cumprir um crime quase perfeito planejado junto a uma equipe de espiões. Ao invés de roubar pensamentos teria que implanta-los, mas somente Cobb era capaz de capitanear esse grupo através de sonhos compartilhados.

Apesar de ficção, o filme apresenta especulações no campo, psicanalítico e fenomenológico, Cobb possui fixação em entrar no sonho, pois tem um caso de amor com a sua mulher que até então havia se suicidado.
Ellen Page interpretada por Ariadne é parceira de Cobb e responsável por arquitetar os sonhos; em uma das cenas, submerso, e no controle do sonho partilhado, Cobb e Ariadne caminham pela cidade criando imagens surreais e percebem que as pessoas que ali transitam estão em simetria com os seus sonhos.

O roteiro apesar de complexo, envolve- te numa trama metafórica dos sonhos dentro de outro sonho, formando três estágios de sonhos, carregado de carga emocional, a dinâmica interativa da perseguição insere o espectador dentro do pesadelo. O longa do diretor, produtor e roteirista Cristhoper Nolan, deixa sua marca de cinema pós moderno, abordando de modo ensaístico, o perene em meio a hiper produção Hollywoodiana, e como se não bastasse, Nolan termina com um desfecho enigmático.

Fabiano Baldi

A ORIGEM

Título original: Inception

Duração:148 minutos (2 horas e 28 minutos)

Gênero: Ação / Ficção Científica

Direção: Christopher Nolan

Ano: 2010

País de origem: EUA / REINO UNIDO

6 comentários:

Maria disse...

A ideia de que não se pode implantar uma ideia, a pessoa tem q achar q ela teve a ideia pra dar certo é muito boa!

Maria disse...

A ideia de que não se pode implantar uma ideia, a pessoa tem q achar q ela teve a ideia pra dar certo é muito boa!

Anônimo disse...

O filme é bacana mesmo. Acho que vale como entretenimento para aqueles que não estão afim de grandes reflexões, e instiga os que se dispõe a isso.

Abaixo, links sobre alguns desses desdobramentos:


http://www.saindodamatrix.com.br/archives/2010/08/inception.html

http://www.revistazepereira.com.br/a-queda/#comments

Alê Marques disse...

Já ouvi falar bem deste filme!
Mas é bem capaz que ele entre no meu sonho, duas horas e meia de filme...no way.

Anônimo disse...

De duas uma, ou vc fica bem acordado,ou dorme e só acorda quando termina o sonho...rssss
É como o anônimo falou acima,dependendo da disposição, rende uma boa reflexão.
Fabiano Baldi

Marcio disse...

o Julio me reocmendou esse filme também, ele viu no cinema, fiquei bastante curioso.