quinta-feira, outubro 12, 2006

Como se Aprende em Ėpoca de Eleições!!

Como se Aprende em Ėpoca de Eleições!!

Antes de tudo quero dizer que a opção que fiz pela vida é a de jogador e não a de telespectador. Por isso, gosto de ir e vir, de entrar e sair e de me expressar quando tenho de dizer alguma coisa. Também sei o momento de ficar calado, pois é também uma sabedoria, saber identificar os momentos de falar e de sislênciar!!
Entretanto, o momento agora é de falar, porque se não falarmos, as Pedras falarão!! A Bíblia tem uma linguagem maravilhosa!!Vamos ver quem são essas “Pedras”!!
Todavia, a hora é de política e não quero fugir do assunto!!
A partir da minha opção de jogador, eu Penso e fico no jogo da vida também a observar como jogo e como jogam comigo...Então observo as pessoas, os editores, os jornalistas, os inimigos, os camaradas, os colegas, os poderosos, a mídia. Concluo uma série de coisas a partir dessa observação: que há muitos manipuladores da ignorância do povo. Estes manipuladores se vestem de pele de cordeiro, mas por dentro não passam de “lobos vorazes” e “sangrentos”, que há muita gente manipulada e cega, que tem problema de identificação consigo mesmo, por isso não votam no candidato tal, porque ele não é aristocrata!!Pergunto: ______Ei, você, que não vota no “não-aristocrata” é um “aristocrata”? Não? Então você não vota em gente que lhe representa? Freud explica. Também não sabem o que é um aristocrata!!
Pode ser que estas pessoas sejam vítimas de um sistema, que é apto em reconstruir a miséria e reproduzir a ignorância. Os poderosos sabem fazer isso magistralmente e as vítimas nem percebem. Essas vítimas precisam ler e entender o poema de Vinicius de Moraes “O Operário em Construção”. O que fazer, para que essas pessoas acordem e vejam o que tem de ser visto!! Em nome da consequente ignorância, vêm as falas politicamente incorretas, carregadas de preconceito contra os humildes, contra os nordestinos, contra os negros, contra os homossexuais, contra as mulheres, enfim, contra os excluídos!!Vejam, até homossexual conhecido é contra seus próprios pares?!!Pode?!!Só mesmo Freud explica!! Vinicius adverte, que a classe dominante sabe estratificar os dominados perfeitamente, para que se dividam e sejam contrários entre si mesmos!!!
Parece até que os demais partidos nunca pecaram contra a Nação, porque agora todos atiram pedras e são como “pedras no caminho” da democracia e do povo brasileiro!!Se colocam como imaculados, incólumes, perfeitos e confiáveis. Coitados!!Esqueceram-se das privatizações, dos xingamentos de FHC conta os sem-terra, contra os professores, contra os aposentados!!Esqueceram-se de que o ex-presidente pediu que “esquecêssemos” dos textos de apelo social, do tempo em que ele era um professor de sociologia!!Esqueceram-se do destempero de ex-ministro Ricupero em direção ao brasileiros diante das câmeras e até dos escândalos de Jader , Arruda e ACM que trocando farpas, que foram exibidas pelo Jornal Nacional!!Até se esqueceram do pedido de Medonça de Barros ao Grupo Oportunity, que criasse uma ONG para financiar a campanha publicitária!!Mendonça de Barros foi fisgado pela boca!!A revista Veja mostrou isso na época!!Estão registrados todos estes escândalos da época de FHC!!Claro, os “Perfeitos” souberam colocar toda a sujeira em baixo do tapete vermelho!!Ninguém pode saber a podridão deles. Então me digam agora, se foi no Governo Lula que surgiu o Mensalão?
Então, por que Ricardo Sérgio de Oliveira, o homem dos fundos de pensão, ex-caixa do fundo de campanha do tucanato e a história dos 15 milhões pedidos ao consórcio que comprou a estatal Vale do Rio Doce e que dois ministros comprovaram a história? Quando mesmo que houve este episódio? Sim, foi publicado também pela revista Veja!! Vejam, pessoal!!Vejam!!
Esqueceram até de quem reinou na época da ditadura e hoje vem falar de ética, moral e justiça social. Meu Deus, que mundo é este?!!!
Em quatro anos, o Governo Lula tirou a sujeira de baixo do tapete, prendeu juízes corruptos, empresários sonegadores e corruptos, demitiiu políticos irregulares e promete fazer muito mais e ainda tem gente que não quer ver!!! Acabou com os escândalos das mega aposentadorias, os salários exorbitantes de pessoas que param de trabalhar e ficam a vida inteira roubando os cofres da Previdência Social, com seus salários escandalosamentes altos. Claro, só enxergam o Presidente Lula pelas lentes do preconceito dos partidos de direita: “Ah ele não tem um diploma, ele é um nordestino, não estudou, ele é metalúrgico, ele foi um excluído”!!
Sim, ele foi um excluído que se incluiu, graças a sua determinação e garra!! E isso incomoda a elite podre deste País!!!Eles queriam que o Luís Inácio da Silva fosse mais um nordestino apagado na multidão, ganhando um salário e subempregado até hoje. Sim, para eles é este o lugar dos nordestinos: na clandestinidade, no anonimato, na miséria!!Chega!!Chega!!Digam-me se ACM e sua turma podem falar de ética com o Presidente Lula? Este povo quer subestimar nossa memória e nossa inteligência? Quem mais investiu pra reproduzir a miséria na Bahia, ao longo de décadas, do que ACM?
Como diz Leonardo Boff, Lula deu corpo a um projeto de mudança no Brasil. Apesar dos vários constrangimentos encontrados, deixado pela política neo-liberal, buscou com sucesso fazer a transição de um estado elitista e privatista para um estado republicano e social. No entanto, quatro anos são insuficientes, pra se concluir um projeto social, neste País tão vasto e repleto de desigualdades. Tantos desiguais desde a época do Achamento do Brasil pelos europeus. A desigualdade que gereou e gera os integrantes do PCC, do Comando Vermelho e os demais que vivem à margem nos centros dos Brasis!!!Mas a elite não gosta deste assunto. A elite quer se perpetuar no poder de modo absoluto e faz tudo pra isso. Por isso corre e põe atriz de novela, pra dizer que está com medo etc!!Medo de quê? Medo de vir à tona a verdade ou medo de perderem o poder e não ter mais como estabelecerem suas riquezas? Medo de que os brasileiros saibam fazer suas escolhas por um candidato que represente o povo legitimamente!! Como são insanos e incesíveis os discursos das elites contra o Governo Lula!! Como são egoístas e querem a dignidade apenas pra eles e sua classe!! Mas pior comportamento é o da mídia, que se coloca insecrupulosamente à disposição dos poderosos, deixando claro sua opção manipuladora!! Eles falam de ética. Mas onde está a ética da mídia?
Meu desejo é que mais pessoas escrevam esta História com verdade, pois eu, de minha parte escrevo. Quero que daqui a algumas décadas os professores em sala de aula leiam para seus alunos a História de fato e não a história inventada do ponto de vista do egoísta colonizador explorador e sanguinário.

By Jô.

7 comentários:

Anônimo disse...

Minha cara amiga,

como esquecemos tão facilmente do passado. Você fez uma retomada muito importante do governo FHC que muitos já não lembravam.
Parabéns pela clareza nas idéias.
Até
Piquitito.

Anônimo disse...

A princípio, achei muito petista o texto. Muito defensor do Partido partido dos Trabalhadores. Isso não me agrada. Em verdade, levemente me irrita. Em entrevista recente, Chico Buarque disse o seguinte: "o problema dos petistas é que consideram TODOS do PSDB calhordas, e os peessedebistas consideram TODOS do PT burros...". Assim sendo, É BOM TER UM OLHAR MAIS CÉTICO COM RELAÇÃO À POLÍTICA - principalmente atualmente, onde ocorrem graves denúncias de corrupção dentro DA CÚPULA do PT. Não há vacina contra santidade, e, no mundo político, isso adquire um sentido mais amplo. Parafraseando aqui Cristovam Buarque: "se Lula for reeleito, e então for descoberto envolvimento do presidente em algum desse casos, ele, senhor presidente, renunciaria ao cargo? E os petistas, seriam a favor do impechmant do presidente? Fica aí a questão. É claro que tem sim discriminação contra Lula, mas, em se tratando de ser humano, é bom termos um certo cuidado acerca dessa questão. Até que ponto não somos discriminadores no nosso dia-a-dia? Essa excessiva defesa ao PT é irritante, e meio incoerente como paixão, como o contrário também, a excessiva defesa ao PSDB. Não nos esquecermos de casos passados sim, mas não nos cegarmos com casos recentes, no entanto -

PIK disse...

O texto é de revolta! Hasta la victoria siempre!
Ainda precisamos disso sim caro Sérgio.

Samuel Farias

Máscaras Óbvias disse...

Muitos dos afeitos ao PpT - Partido partido dos Trabalhadores -
parecem não estar querendo aceitar que o partido mudou a sua postura - mas que postura melhor poderia tomar o partido, afinal, que não essa tomada? O problema é que ele foi demagogo em sua campanha eleitoral, pois disse uma coisa e, quando lá, fez outra ( uma tática política... ) - e que também cometeu erros - e erros graves! - no exercício do PHoDer. Erros naturais, perdoáveis? Não saberia dizer... É como o orgulhoso que erra e, por orgulho, não admite o seu erro a custo qualquer.

Talvez revolta sim. Incoerência não...

Anônimo disse...

Texto sólido e rico.
Eu tb gosto de usufruir do meu posto de cidadã e por isso te dou razão qdo. diz para que cada um escreva um pouco a História Verdadeira antes que inventem mais uma.
Agora vem cá, Falar e fazer política é muito melhor do que lutar por 1 político, não é não?
Valeu Jô!

PIK disse...

Jo mandou legal...irado,
Isso ai, Mano
voto Lula presidente

Anônimo disse...

O último comentarista aí do comuna pode se identificar por favor?
Valeu.