quarta-feira, outubro 11, 2006

Ronda pela Tolerância

No dia 28 de setembro,foi realizado no campus da Unicamp uma maratona de desenho chamda "Ronda Noturna". Apesar do evento ter sido de dia, o nome foi uma homenagem aos 400 anos do pintor holandês Rembrandt, tomando-lhe o nome de uma de suas telas. O evento consistiu na ação de alunos, professores, funcionários, convidados e quem mais quissesse participar, indo a diversos lugares do campus, e entrevistando/retratando funcionários, alunos, transeuntes, quem cruzasse o caminho. O tema da conversa era intolerância e preconceito, de qualquer tipo. Enquanto respondia a perguntas, o entrevistado era retratado em desenho.
Ao todo, eram 70 pessoas, em caminhos capilarizados pelo campus, ao mesmo momento, tendo aproximadamente a mesma atitude, conversando e desenhando. Reações diversas frente ao tema Preconceito e Intolerância, rostos das mais diversas expressões, conversas.
"Não, nunca vi preconceito aqui na Unicamp"
"Nossa, esse não parece comigo não"
"o preconceito por ser negro eu tiro de letra, mas tem muita colega que nunca vai ter promoção de cargo por ser lésbica"
O mérito, avalio eu, não foi nenhuma denúncia, nem dado estatístico ou quantitativo. A atitude de andar pelo campus, ouvir o Nelson, a Elizete, o Chaveiro, enquanto deixavam-se retratar, que coisa inusitada! construiu um evento especial. Estabeleceu uma relação de respeito, de carinho, de aproximação com o outro. Por algumas horas do dia 28 de setembro de 2006, no campus da Universidade Estadual de Campinas, diferentes pessoas toleraram-se, permitiram-se, conheceram-se, respeitaram-se. Há centenas de desenhos retratando-as.
Marcio Elias Santos (Cazuza? porra Hemersão, essa você desenterrou hein?)

Um comentário:

Anônimo disse...

Isso é a crônica.
O mundo para por um dia , um minuto, um segundo,centésimos de segundo........E tudo é nada mais.
Piquitito.