sexta-feira, janeiro 26, 2007

Muito mais ainda virá...

Muito aconteceu e muito mais acontecendo...

Depois de vinte dias nas quentes terras nordestinas pisei em terras paulistas que ainda dava pra sentir o cheiro das chuvas que destruíram muitas famílias e seus lares.

Pensar que quando chegamos no agreste nordestino, um dia depois começou a chover e os nativos fizeram o seguinte comentário:

“São esses paulistas que vieram trazer o cheiro de mofo cá pra nós”. Comentário que me fez refletir porque ao mesmo tempo que eles ficam felizes com a chuva e as crianças brincam embaixo dos céus que derramam a tempestade, eles não estão acostumados com o “molhado” que dura muito tempo (mais de dois dias seguidos de chuva).

É engraçado vê-los em festa pela chuva que molha suas terras e enche as cisternas e também torcendo para que não passe o dia todo chovendo...

Com relação a falta d´água posso dizer que por onde passei em alguns lugares a população é um pouco acomodada. Soubemos que tem localizações que é possível ter um poço artesiano no quintal de casa mas os moradores dizem que se suas cisternas são abastecidas a cada 15 dias pela distribuidora municipal porque iriam ter o trabalho de perfurar e retirar a própria água para o consumo diário?

Confesso que ainda estou refletindo sobre essa escolha: A dependência do estado.

Outra coisa chocante foi saber que com a bolsa auxílio família de R$60,00 as famílias não querem mais trabalhar.

Visitamos duas aldeias indígenas e uma delas de nome Pão de Açúcar onde as mulheres são famosas pelas rendas conhecidas tradicionalmente por RENASCENÇA, tivemos a notícia de que antes do bolsa família essas mulheres trabalhavam muito e produziam muitas rendas para com as vendas sustentar suas famílias e; atualmente elas não se esforçam mais para aumentar o ganho por exemplo, já que o governo lhes proporciona uma certa garantia de comida na mesa.

Também estou refletindo sobre isso: A comodidade em suas casas x dependência do estado.

Será que toda essa comodidade é devida a alta temperatura diária que estonteia os Pernambucanos, ou, Seria toda a nação brasileira de um povo acomodado?

Poxa, sinceramente, para os espertalhões lá do Planalto Central, governar essa massa deve ser realmente divertido.

by olhos verdes



Um comentário:

Anônimo disse...

" Sobre a brasa do sol, padecer sofredor...apesar de ter o céu azul, o mesmo lá do sul, mesmo Deus..."

Djavan - By Nilson Ares