terça-feira, maio 15, 2007

Ética: desenvolvimento sustentável e consumo sustentável-um pequeno ensaio


Ética: desenvolvimento sustentável e consumo sustentável


Usaremos um princípio da ética Kantiana para justificar a conduta que nos parece mais relevante para o tema a ser trabalhado.

“Aja como se a máxima de tua ação devesse tornar-se, por tua vontade, lei universal da natureza”. Kant , filósofo alemão
“Aja de tal modo que possas usar a humanidade, tanto em tua pessoa como na pessoa de qualquer outro, sempre como um fim ao mesmo tempo e nunca apenas como um meio”. Kant , filósofo alemão
Analisando as premissas de Kant é possível observar o seguinte, sempre que formos agir, está deverá se valer da seguinte questão, e se todos tomassem a mesma atitude que estou tomando agora. Se todos os presidentes tivessem a mesma conduta que o Excelentíssimo Bush, atual presidente do EUA, ao não assinar o protocolo de Kioto, em relação à redução dos gazes que produzem o efeito estufa. Acreditando que os ambientalistas estão exagerando, como se as coisas não estivessem tão críticas assim.
Tal conduta de comprometimento ético deve levar o caráter universal, pois afinal, não há ação de qualquer parte do planeta que não afete a todos. Afinal, o aumento dos gazes produtores do efeito estufa, apesar de ser emitido principalmente por alguns paises, principalmente os mais industrializados, tem afetado a todos.
Temos que enxergar a terra como mãe natureza, a rainha como muito bem nos define Frei Leonardo Boff, hoje um dos grandes conhecedores dos problemas ambientais que estamos presenciando:

“Homem vem de humus que significa terra fecunda. Adão, Adam, em hebraico”,criatura humana feita de terra", provém de adamá, que quer dizer Mãe-Terra. O ser humano é filho e filha da Mãe-Terra. Ele é a Terra em seu momento de consciência, de responsabilidade e de amor. Estas palavras, Homo-humus, Adam-adamá, já apontam para a estreita relação do ser humano para com a Terra e através da Terra para com todo o universo. É nesta conexão que devemos buscar a identificação de sua natureza e de sua missão”.


Para que tal respeito aconteça é preciso que as mudanças que cientistas defensores do planeta vêm nos alertando seja cumprido. É impossível que possamos parar o avanço tecnológico, entretanto, é possível avançar com premissas de comprometimento com um crescimento diferente do que vimos até agora. Façamos uma reflexão, partindo do que Ghandi respondeu ao ser questionado após a Independência do domínio dos Ingleses se eles pretendiam ter a mesma qualidade de vida dos ingleses. Ele sabiamente disse que se seu povo fosse ter o mesmo padrão de vida dos Ingleses, nosso planeta não teria tantos recursos a ponto de suportar tal crescimento.

"A Terra tem o suficiente para todas as nossas necessidades, mas somente o necessário." Mahatma Gandhi.


O crescimento sustentável é aquilo que possibilita unir emprego a todos, sem degradação do meio ambiente para que gerações futuras tenham possibilidade de gozar de uma condição melhor de vida. Não é possível acreditar que possamos utilizar as matérias-primas como se elas fossem infinitas.

O consumo sustentável tem como fundamento o tirar proveito necessário da natureza de forma consciente para que as futuras gerações possam também tem o suficiente para as condições fundamentais básicas para o ser humano. Não é possível que mantenhamos o padrão de consumo que temos hoje. Por exemplo, uma pessoa não pode achar-se no direito de tomar banho o tempo que quiser porque condição econômica lhe dá possibilidade, pois num futuro próximo ele bem como suas futuras gerações deverão sofrer privações severas.

É fato que a ciência tem muito a contribuir para melhoria nas soluções em relação ao meio ambiente. Por exemplo, carros menos poluentes, mais transporte alternativo de qualidade, combustíveis menos tóxicos. Entretanto, tais soluções não são baratas e nem todos os países terão condições de aplicá-las, principalmente os mais pobres.

O papel da educação é fundamental para um novo comportamento ético. O filósofo Aristóteles coloca que a conduta humana são manifestações de hábitos e são factíveis de ser modificada por novos hábitos. Ora, se as escolas investirem fortemente na educação é possível que teremos gerações de pessoas mais consciente. A sabedoria popular Chinesa tem um colocação muito sábia, se educarmos nossos filhos é possível que colhamos frutos com os nossos netos. Os hábitos não são tão simples serem alterados, entretanto, se trabalhados com profunda conscientização é possível que colhamos resultados.

Não sejamos a geração que possibilitou o fim da aventura humana na terra.

..mersão

13 comentários:

S. Farias disse...

como diz Fritjof Capra:
" a Educação hoje consiste na habilidade de perceber as conexões ocultas entre os fenômenos".
Até mais.
S. Farias

Marcio disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Marcio disse...

É, começa no cestinho de lixo reciclável na cozinha e vai até a licença da usina do Rio Madeira.

André Luiz Rozaboni disse...

Como diria Lula..."o importanti é sabe le e escreve,o resto se..."...mas eu digo que se cada municipio se dividisse em comunidades e fizesse uma coleta toda semana,para introduzir a população a separar o lixo seja em lixeiras seletivas em casa ou na rua...

Anônimo disse...

num pais de pobres ignorantes raivosos do sistema sem conscientização alguma de quaisquer função que caiba melhoria ao planeta,usufruidores vorazes dos bens naturais,despreocupados com quaisquer tipo de renovação,aliada a esse MISERECO GOVERNO DE ESQUERDA corrupta ,ladra e evasiva,sugiro a todos que vão ao Canada e levem seus filhos e esposas.co certeza compartilharam com suceeso todos esses ideais,junto com uma comunidade ativa e preocupada alem de ter facilidade de se auto-disciplinar.Pois aqui....

Anônimo disse...

COMO É FACIL JOVEM DIZER QUE QUEM TEM GRANA ,LAVA O CARRO NA CALÇADA OU TOMA BANHO DE MEIA HORA NÉ...O PROBLEMA NAO SAO OS GATOS PUXADOS EM BAIRROS NAO LEGALIZADOS,CONSUMINDO LUZ E AGUA ,ABUNDANTEMENTE,AS CUSTAS DOS CONTRIBUINTES,,,A SUA ACUSAÇAO AS CLASSES MAIS FAVORECIDAS APENAS ISSENTAM OS MAIS POBRES DE QUAISQUER RESPONSABILIDADE CIVIL DE UM CIDADAO NORMAL,TUDO TEM QUE CAIR NO COLO NAO É?GOSTEI DA COLUNA,MAS CONTINUE SENDO CIENTIFICO,VC É BOM ASSIM,AGORA NAO TENTE SER POPULAR,,,NAO É DE VC,EU SOU ASSIM ,MAS ALHEIO A ESSES USURPADORES,VC ME LEMBRA EMANUEL FERNANDES,UM OTIMO ADMISTRADOR ,MAS PESSIMO NEGOCIADOR POPULAR(ODEIO ESSA PALAVRA).

Anônimo disse...

É BOM LEMBRAR QUE INVESTIMENTOS DE USO DE ENERGIA SOLAR EM RESIDENCIAS E REAPROVEITAMENTO DA AGUA,SAO FREQUENTAMENTE SOLICITADOS POR CIDADAOS DE CLASSE MEDIA,SERA QUE ELES ESTAO TAO DESPREOCUPADOS ASSIM?SÓ PQ GANHAM MAIS GRANA QUE O POVINHO LA DE CIMA????

Anônimo disse...

Gostaria de Solicitar ao farias a versao 2007 da BIBLIA de Resposta aos problemas gerais da Sociedade by embraer,ou o canal exclusivo a cabo de la ,a TVEmbraer,seria isso? pois o sujeitinho nao le o Vale,nao assisti a quaisquer jornal de tv aberta durante o dia e tem as soluçoes pra tudo?nao é demais?sua opinioes sao altamente divergentes e alerto aos colegas quando debaterem com esse cidadao.

André Luiz Rozaboni disse...

Esse primeiro comentario acima do s.farias seria o mesmo que dizer ao povo que o cometa halley passa a cada 76 anos ...seja menos cientifico jovem,,a populaçao nao entende esse seu linguajar da sua escola inglesa em que viveu durante a infancia...pq nao tenta...
-OU FECHA A PORRA DA TORNEIRA MAIS CEDO,OU VAI MATAR 1 BILHAO DE PESSOAS DAQUI A 30 ANOS,PORRA!!!
pode ser que de certo...abraços amigo...

André Luiz Rozaboni disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Talvez devessem existir grandes Saloes Municipais com taxa de banho,pia e privada e proibir o uso de chuveiros em residencias.acho que uma primeira experiencia nas periferias seria valida.em seguida com aparelhos de Tv ,Ferros de passar maquinas de lavar,,,criando se saloes gigantes com o mesmo..tipo...SALAO DA DONA DE CASA UNID.SANTANA,,,qtos a nós veremos os jogos dos nossos times nos nossos saloes,,os botecos...

S. Farias disse...

Caro Jack, não tenho codinomes...escrevo por mim mesmo. Meu único comentário foi o primeiro e este agora. Não sei quem escreveu os outros, porém, estão mais parecidos com seus comentários. Beleza!
Jack, faz a porra da matricula do ENEM, cai no ProUni e para de falar merda!
Até a Virada!
S. Farias

Anônimo disse...

Concordo integralmente com o Farias!
sky dive