quinta-feira, julho 05, 2007

Beatles


Está semana um amigo emprestou-me uma coletânea dos beatles que levou a minha infância, não que seja tão velho assim, afinal quando os Beatles se separaram eu ainda não havia nascido. Entretanto, meus primos tinham vários discos dos Beatles e ficávamos ouvindo por horas .
Hoje ouvindo percebo que os caras eram realmente muito bons, não consigo achar nada de imprestável. Conversando com este amigo meu, ele falou-me algo em que concordei plenamente. Às vezes ouvimos um disco e não gostamos de todas as músicas, isso não ocorre quando ouvimos Beatles, mesmo quando escutamos as primeiras coisas.
Os caras começaram timidamente, de forma comportada,entretanto, não ficaram só nisso. Foram a India e implantaram a musicalidade da cítaras as suas músicas. Renovaram com Revolver, um Lp marco da época, sem falar do magnífico e pra mim o melhor disco de todos os tempos, em se tratando de música estrangeira "Sgt Peppers Lonety Hearts", que revolucionou pela inclusão de sons das mais variadas formas, que acabou por influenciar várias capas de discos , além é claro da musicalidade.
Para quem foi um beatlemaníaco como eu , apesar de poucos saberem disso, sabe do que estou falando, ouvi os caras nos anos 80 , dez anos após o desmanchar daquele que foi o maior grupo de todos os tempos.
Indico 03 discos que são fundamentais escutarem , o já citado "Sgt Peppers Lonety Hearts", " Revolver", "The Beatles - Magical Mistery Tour", que inclusive tenho em casa com 30 folhas e me custou muita grana na época, que são temas feito para o filme de mesmo título que eles participaram.

Fui

Tito, o Frei

6 comentários:

André Luiz Rozaboni disse...

Olha ,,,,uma chateza total,se não fosse pela época ,diria que seria uma espécie de RBD de hoje.muita histeria,discos com uma musica boa e outras enche bolo.nunca fui fã,Acho que Led Zeppelin,Ramones e Pink Floyd eram os musicos da época e os mimados garotos de Liverpool ,o animador de Gugus e Faustoes da época.

Anônimo disse...

O que vc escutou de beatles, ouça os CD´s que lhe falei e vc descobrirá de onde o Pink Floyd, esse sim uma enrolação, tirou os efeitinhos de cachorro latindo e outras coisinhas. Aquele época já gostava, hoje que entendo um pouco mais, gosto mais ainda. Pergunte a Lo borges , beto guedes, milton nascimento, quem era sa referencia na época.

Tito , O frei.

Marcio disse...

tive uma impressão surrealista de que as duas pessoas debatendo aí na verdade são a mesma, só com o cabelo diferente. acho que é por causa do livro da folha essa semana ser do Dalí...

Anônimo disse...

caro tito, Ó frei...gostaria de obter gravações dos caras e poder ouvir um pouco, como já disse, o pouco que ouvi são de coletâneas, onde a gente não consegue entender o lance do álbum completo, composto com uma sacada ímpar.
Hoje é dia de lucy in the sky with diamonds!
Samuel

André Luiz Rozaboni disse...

Caro tito,podemos falar sobre origem ou referencia de RocK durantes horas,mas com certeza Lennon,o falso Paul(breve no blog, a verdade vira)George e Ringo,venderam o que fazia as bucetinhas da época dançarem,e não o supra sumo próprio verdadeiro que viria em cada um ,quando solo,tocando estilos totalmente diferentes,não posso aceitar que Joe cocker,hendrix,santana,Cash e outros não seriam referencias para os grandes compositores brasileiros atuais,apenas lembro lhe que tom,chico,gil tinham outras bases para suaa obras.

Anônimo disse...

Olhe a capa do Sargent´s, vê a capa do tropicália e tire suas conclusões.
Tito