domingo, julho 29, 2007

DE SEGUNDA-FEIRA A DOMINGO FEIRA-LIVRE

Postei aqui um texto de um grande amigo, para que a gente saia um pouco dessa de FOTOLOG (Nilson Ares).
Observando a dinâmica social e sua relação,considerando a interação e o trânsito intenso de pessoas e veículos sentido bairro centro e centro bairro,percebe-se neste movimento um efeito articulado sincrônico, em períodos “horários” programados do dia ,durante a semana de segunda a sexta, mudando sua dinâmica no final de semana , sábado e domingo.
Durante a semana, logo pela manhã antes das 8:00 hs, a frota de carros e a locomoção de pessoas se intensifica pelas ruas sentido bairro centro, se dirigindo para um mesmo fim, o trabalho, esse movimento se estende por mais de 1 hora, chamado hora do rush.
Chegando o meio do dia, a circulação de pessoas pelas ruas dos centros urbanos e sub centros aumenta significativamente, pois é parado parcialmente suas atividades, é chegada a hora do almoço.
No final da tarde o trânsito gradativamente vai se intensificando no sentido inverso do da manhã (hora do rush parte 2) após ás 18:00 hs, com o cair da noite, acontece o fluxo da volta do trabalho e o refluxo simultâneo em direção as escolas e universidades, depois de algumas horas da noite , na volta, o movimento é aos poucos, sendo mais calmo.
A programação continua! Agora estática, dormindo! No espaço deserto das ruas e centros urbanos se ouve o silêncio, um andarilho ali, um mendigo aqui, uma profissional do sexo acolá, os dias se repetem de segunda a sexta, neste vai e vem orquestral, de forma ordenada e caótica.
É chegado o tão esperado final de semana onde a interação social se torna mais lúdica, o individuo sendo programado durante a semana, fica difícil de ocupar o tempo ocioso “precioso” com atividades que não fazem parte do fisiologismo, permanecendo no enquadramento programado, o sujeito se torna um agente social ativo - condicionado.
A identidade do sábado é difundida em várias atividades, sendo uma delas a mesma da semana.
Já no domingo pela manhã nos bairros, o dia começa com as feiras de frutas, verduras, legumes e uma infinidade de bugigangas quase sempre úteis, normalmente as feiras de domingo vão até ás 13:00 hs ,logo depois o movimento cai bruscamente nas ruas, a população se recolhe,é hora do descanso da tarde de domingo,a partir das 18:00 hs, nota-se um movimento intenso de evangélicos e católicos nas ruas se dirigindo as igrejas, e com a chegada da noite, exatamente ás 20:00 hs, é encerrada santa missa , os católicos retornam a suas casas, e logo depois das 21:00 hs, paulatinamente, é a vez dos evangélicos com o término do culto.
No dia seguinte, tudo começa novamente, e nesse ir e vir sistêmico e frenético, a população se movimenta em grandes blocos, e instalam-se em espaços propícios a suas atividades, se transformando em uma sociedade programada, numa cidade sincronizada.
Fabiano Baldi

4 comentários:

Anônimo disse...

grande Fabiano "Menotti"!!!só falta o piquitito dá linha pra uns ausentes do blog ai e dar espaço para esse pró-contra politizado de classe média joseense!
Frei

Anônimo disse...

Frei Fabiano, não sabia que além de fazer vinho, também faz sociologia.
Achei espiritosa e pertinente as observações, muito embora as vezes sinto muito mais uma diacronia do que uma sincronia no movimento urbano. Qualquer dia a gente diste Foucault.
Deve, imperativamente, pegar a senha de acesso com o CEO deste bolg e escrever aqui com mais assiduidade.
Gostei faça mais isso. E vê se aparece seu viado!!!
Coronel

Anônimo disse...

Frei? Ja? prefiro que começe como comodoro.

Anônimo disse...

Fabiano,

envie seu email para mim, para que possa lhe fazer um convite

hemerson.vieira@bol.com.br