domingo, abril 27, 2008

A imagem capitalizada de Che Guevara




Quem já não viu algum jovem andando com uma camisa do Che Guevara pela rua como se ele fosse um ex beatles, ou uma figura midiática moderna. Pois é , como todos sabemos, ele foi uns dos grandes responsáveis pela revolução Cubana que implantou o socialismo em Cuba , junto com Fidel.
Bem, essa não é a principal questão, o intuito aqui é pensar em como se constrói à partir de um lider que históricamente era o revés do capitalismo em produto deste.
Veja a imagem de Che se não é atrativa aos olhos . Sua imagem é bonita e cativante, um lider além de ser carismátismo , precisa também de uma imagem que convença e isso o fotógráfo conseguiu com muita sutileza, a ponto de podermos afirmar que essa foto é redenção da personalidade que está hoje além de sua propria história.
Há algumas fotos que imortalizam a personagem que é o foco da fotografia, o que me parece especial na de Che é de um lider que rende bons frutos para quem faz uso de sua imagem.
Assim como o objeto é deslocado de seu uso primeiro para se tornar arte, a imagem de Che é um desses exemplos.
Assim, em camisas, em bandeiras de times de futebol, em biquini de moda feminina e na estátua em Cuba este personagem é presença e continuará existindo até a história o apague como tudo que é humano.

Hemerson


Nota: há um podcast em que Paulo Ghirardelli comenta com o seguinte título: "Chaves é feio", neste ele faz um contra ponto com a imagem de Che e porque a imagem de Chaves acaba prejudicando sua presença de lider na América Latina. Procure nos podcast do site abaixo>>>>

http://filosofia.mypodcast.com/

2 comentários:

Marcio disse...

pois é, o Andy wahrol sacou isso e pôs no mesmo balaio, Che, Papa, Monroe, Pelé, Beatles, o homem na lua e o Vietnã.
a imagem é fruto do contexto, ela é ícone, mas tem sempre uma moldura que lhe muda o significado, ou lhe infere leituras.

Anônimo disse...

é meu caro...muito bem lembrado essa do che...e eu fui esse cara estereotipado ao sair dos eua com minha camiseta do Che e minha boina preta...todos os branquelos me olhavam de viés...imagem é tudo para os consumistas, porém, assim como você devo olhar através disso tudo...Samuca Fa