sábado, novembro 22, 2008

Espaço Futebol: Muito além da vitória e da desorganização



Na coluna passada usei de uma piada popular com o Corinthians para homenagea-lo pela conquista da segundona. O texto teve talvez o maior numero de comentarios no blog desde sua fundação.

Alguns vibraram e outros rejeitaram a conquista. Os que vibraram são apaixonados que comemoram até "2 ou 1", desde que eles sejam vencedores. Os outros são torcedores mais intelectualizados com o futebol, seu time e seus bastidores, vendo que pelo seu tamanho e dimensão ele devia estar muito acima de conquistas assim. Nessa epopéia corintiana, concordo com esses.
E olhem que me coloco a vontade para falar de Corinthians em alto nivel. Juca Kfouri, Chico Lang e Sócrates se classificariam melhor mas Toquinho jamais...nem deve saber escalar o time de cabeça.

Quando escolhi meu time adorava ver o Silas jogar. Me maravilhava em ver como o Careca marcava gols, admirava ver a explosão e vontade do Muller no ataque e lamentava não ver , pelo menos lúcido, o Falcão com a camisa do time.
Em seguida veio Zetti(em baixo da trave não vi arqueiro melhor), Raí, Pintado, Leonardo até a instituição Rogério Ceni.

Mas me lembro também e muito bem quando descobri a grandeza do Corinthians. Não foi em 90 como muitos chutam , mas sim em 1988 em uma final contra o Guarani em Campinas onde Viola fez o gol do titulo em uma prorrogação contra um time muito melhor jogando em sua casa.
Jogavam Ronaldo, Edson Boaro, Biro-Biro, Éverton..jogadores que pouco fizeram em qualquer outro lugar mas que la encorporarm uma sujestiva raça e vontade. Os verdadeiros "inimigos"dos times adversários em uma linguagem futebolistica claro;;
Isso se manteve até a conquista do Brasileirão de 1990, mas o qual mais via o lançamento de um futuro esquadrão São-Paulino do "seu Telê", do que um campeão merecidamente.

Após isso cada clube dentro de sua grandeza escolheu seu caminho.

O São Paulo desistiu de contratações milionarias, formou ótimas divisões de base, profissionais liberais de diversas areas na gestão do clube, parcerias convenientes, marketing altamente ativo, salários em dia e conquistou todos os titulos mais importantes que disputou com destaque para 3 titulos mundiais e 3 titulos sul-americanos.

Ja o Corinthians usou do jeitinho Brasileiro para enfiar a corda no seu próprio pescoço. Terceirizou sua base, colocou ladrões e corruptos na sua direção, perdeu dinheiro, dignidade, prestigio e o pior de tudo, diminuiu maçiçamente seu crescimento popular nesses anos.
Conquistas aconteceram(um paulistinha aqui outro ali), porém mascaradas por seguir a contra-mão de toda linhagem correta de administração. Fez parcerias com criminosos mundiais que usaram o clube como uma bela maquina Brastemp colocando medalhões do futebol mundial no time por alguns meses, venceu um campeonato arranjado e esses enchiam seus bolsos em contas russas enquanto o clube agonizava...mas ai todos se foram, o rombo ficou e o time caiu!
Hoje, apesar da falta de profissionalismo reinar ainda, algumas pessoas que realmente amam o clube estão tentando limpar sua marca e aumentar novamente seus limites. Dentro de sua realidade o titulo da série B com um modesto e bom time(time= quando 11 jogadores independente de nome ou prestigio desempenham um bom futebol coletivamente)foi merecido e deus queira que não haja futuramente um plano para o bi.
Muitos dizem que o hoje o São Paulo é um modelo de administração empresarial para justificar suas conquistas e minimizar a paixão de seu torcedor. Mas montando um bom time , com um competente treinador(que sera 3 vezes seguida campeão Brasileiro), nada mais do que jogar para vencer sera a obrigação deles se seus direitos estiverem em dia. Será o primeiro tricampeonato do São Paulo em sua história. E esses atletas estarão nela.
Domingo que vem , ao levantar a taça Rogério Ceni escutara do torcedor são-paulino nas arquibancadas o coro "É Cam-peão" e não o inédito "O-bri-gação".


PS: Santistas!!! vocês com essa familia de turcos colocando dinheiro la e sacando anos depois com juros de cartão de crédito;;se preparem;;serão os proximos a assistir jogos terça e sabádo logo, logo..

14 comentários:

el Samu disse...

Caro Frei, acho tudo isso aí que vc falou tbm, com uma ressalva. Torcedor são paulino com amor ao clube? Ontem ví muitos saindo do armário... no duplo sentido mesmo: torcedores e suas camisas naftalinizadas... essa é a realidade são paulina.

mas pra não perder o costume fico imaginando como vc vai explicar a frase: "Zetti (em baixo dos quatro paus não vi arqueiro melhor)... como assim quatro? goleiro corinthiano joga em baixo das três traves... esse papo de um QUARTO PAU a mais aí só podia ser coisa de são paulino mesmo!

Maria Angélica Davi Costa disse...

Frei, concordo com o Nelinho (estranhamente tenho a mesma linha de raciocínio que ele...). Corinthians foi muito tempo abandonado por quem o ama. Eu sinto reais saudades de quem nem conheci, como Vicente Mateus, meu ídolo.
Acho sinceramente que agora podemos construís algo para nos orgulharmos no futuro, porque comemorar segundona não dá.

São Paulo é um time que sempre esta na media mesmo, time disciplinado e é por mérito que ganhará o Brasileirão. Espero um 2009 mais competitivo.

Salve poderoso Timão.

E explica aí os quatro paus. Estranho....eu só vi gol de três traves....

Anônimo disse...

rsrsrsrs, um simples erro de ortografia caro Nelo,Já corrigido;;;
Quanto ao lance das camisas, vc deve estar de castigo desde os 10 anos de idade por comer a mistura da janta toda pois a emersão são-paulina hoje tem como principal prova de visão a inflamidade de jovens e adultos com a camisa do time;;;agora uma falsificada aqui outra ali raramente vejo camisas do seu time(que são amarelas , azuis) na rua,principalmente nesse ultimo ano;;vamos ver se ano que vem a coisa muda;;;abraço

Frei-Hexa

Anônimo disse...

Então Maria, um erro de ortografia(tomara que o Zetti não me processe por tal..)apenas,
Sim , O Corinthians que eu temo e odeio as vezes teve como pai Vicente Matheus mas o futebol mudou e caras como ele infelizmente estão fora, mas o espirito e o simbolismo de uma camisa nunca morre. Se vc for ao Pacaembu em um dia de jogo e grudar naquele alambrado lateral gritando o nome de seu time, vc contribuira para que esse sentimento sempre viva!!! Pegue esse sujeito de mesma opinião que a sua e propicie isso..te garanto que poucas coisas na vida são melhores;;;

Frei-Tri-Hexa!!

PIK disse...

Só uma lembrança: os idealizadores deste blog , graça a Deus a ao seus pais , são corinthianos.
O duro é que nosso amigo não se contenta em falar do Corinthians, mesmo seu time nesse campeonato não o ter enfrentado.
Outra lembrança, ainda temos mais vitórias sobre os Bambis, como carinhosamente o Vampeta os chama.
( sem anonimato ).

Alê Marques disse...

Quatro paus!!!
È frei, não sei se você já jogou bola alguma vez na vida, mas nem precisa!
Pois, pelo visto, sua mãe não deixava você sair na rua descalço pra rachar com a molecada,passou boa parte da sua infância estudando matemática e português.
Dá pra ver que vc se "aguarante" nessa duas disciplinas!

Anônimo disse...

Caro Piqui;;;

"Só uma lembrança: os idealizadores deste blog , graça a Deus a ao seus pais , são corinthianos."

Meio chato Hémerson, querer jogar agua na fogueira ao invés de alcool.A última coisa que seu time precisa é de torcedor , dorminhoco de sofá que não sabe nem desenhar seu brasão,dizendo que torce para ele por torcer para afeições populares.

Espero um comentário mais concreto e inteligente dentro da coluna.

PS: Como disse um amigo, o São Paulo só não fechou esse campeonato antes pela falta dos 6 pontos que teria a mais se enfrentasse seu time..que caiu.

Frei

Anônimo disse...

Alexandre:

Entendes tanto de futebol quanto do acasalamento e desova de Aguas-Vivas..

Discussão desnescesária!!!

Frei

el Samu disse...

isso aqui virou uma putaria geral!!!

mas cá entre nós, frei, acho que vc tem mais propriedade pra comentar F1.

quanto a emersão são-paulina... sempre achei que o piquitito fosse cotinthiano rapá

Anônimo disse...

A putaria geral nos processaria Nelo/10;;

Assisto e estudo Futebol a 23 anos, propriedades com esse delicado assunto a mim não falta.

Acho que o Piqui torce pro São José em SP e para Brasil em outros torneios.

Frei

Anônimo disse...

estou disposto a convidá-lo caro amigo a ir amanhã assistir ao Basilio, Socrates e Neto no Tenis Clube, pq cargas d`água os ex-bambis não tem expressão nenhuma? o q acontece? as baladas no morumbi são lamentáveis...mais um caneco roubado....chuta que é macumba...taça válida e na raça, com show de bola esse ano só a da segundona!!! te espero lá no Tênis. Samuel Farias
antes da obrigação somos campeões com muito orgulho. Chora!

Anônimo disse...

rsrsrs, cidadão..vc realmente não sabe o que o São Paulo faz pelos seus ex-atletas..não fica obrigando eles a tomar Passaro Marron para jogo exibição por 500 pilas para poderem sobreviver não meu chapa;;Sobrevivencia que por acaso sera dificil para certo clube que subiu e ja tomou duas decisões certas;;;Romper com o patrocinador de 16,5 milhões por ano e mandar embora o preparador fisico a 4 anos no clube..qual time é?rsrsrs;;;Um que o treinador é o "Mano"!!

Frei

Nilson Ares disse...

Gostei muuuuuuuuito dessa dos 4 paus que vc arranjou.
Só podia ser coisa de bambi mesmo...
Ahhh, e não confunda, não confunda nunca, mas nunca!
Homossexualismo com ortografia!

E dá-lhe RosaBambiCeni!

el Samu disse...

como diria o marcinho guerreiro:

VCS SÃO TODOS LOUCOS!!!