terça-feira, fevereiro 10, 2009

Por que o professor concursado torna-se lesma e a provinha classificatória


É fato que o professor concursado tem os seus méritos, afinal ficou à frente de muitos num concurso muito bem elaborado com questões bem interessantes.Estas provas são feitas por especialistas de cada área que propõe perguntas bastante inteligente.
Mas o que acontece quando este indivíduo faz depois de concursado, em geral fica parado no tempo a justificar sua desatualização pelo fato dos baixos salários e que os alunos são umas pragas e governo é um tremendo de um filho da puta.
Há verdades nas afirmações acima , mas não na totalidade, principalmente no que tange o salário e o governo.
Há muitos professores de condições econômicas menos abastada que demonstram maior domínio do conteúdo e interesse em não despejar sua insatisfação no alunado ao contrário de alguns que parecem que pararam no tempo. Usam o livro de 10 anos atrás , aqueles que vem com a resposta para que ele não corra o risco de cometer erros.Passam filmes sem conteúdo para que as aulas passem tranquilas e serenas e coloca seus queridos filhos nas escolas particulares, afinal, o estado é uma merda , isto mesmo tal como o trabalho que ele faz. Mas a culpa é do governo.
Reivindicarmos salários, denunciarmos o descaso governamental , explicarmos aos pais e alunos nossa indignação são fatos justos. Mas venhamos e convenhamos grudar no estado como uma lesma e ficar enganando a criançada e a juventude que muito precisa do auxílio de alguém que poderia mostrar uma luz no final do túnel, isto é coisa de sacana que presta um deserviço para que seja mantida a merda que aí está.
Em suma , não quero aqui defender o estado que pouco investe na educação, mas que tem um povo que não sabe para que veio, isso tem.

Provinha classifatória:

"O que há de se esperar de alguém que tanto tempo leciona, que como o vinho tornou-se melhor, mas não ocorreu tornou-se vinagre".

O governo cometeu um grande erro nesta provinha: dia da semana, conteúdo duvidoso, professor aplicando avaliação para professor.
O sindicato pede concurso,justo também, mas o que acontece é que muitas disciplinas tem 8,6,2,1 aulas pingadas e por isso sempre se fez necessário o ACT. Mas o que mais assusta na APEOESP é defender somente o tempo de serviço e nem colocar uma melhor prova. Por quê? para defender professores que aí estão e agora foi revelado pelo estado que muitos zeraram a prova naquilo que foi baseado no ano que passou, coitado da molecada.
Numa empresa a preocupação da qualidade é dela e do sindicato a reivindicação e manutenção dos direitos, mas no caso da APEOESP que é o sindicato da educação, não é somente pelos direitos dos professores, mas também pela qualidade do ensino .
Nesta prova houve um grande medo de velhos professores ACT´s ficarem sem aula por causa da provinha e não somente pela questão legal .


Hemerson

3 comentários:

Anônimo disse...

Caro Piqui,

de fato concordo que existem prof.s que não lêem nada,
que não sabem porra nenhuma, e que não vêem a hora passar na sala de aula, e que ficam assustado quando pegam você trabalhando de fato.
Há dez anos estou nisso, faço meu trabalho da melhor maneira possível, ainda acredito na educação, respeito meu aluno, não como aluno mas como ser humana que precisa desvendar o mundo, pois senão serão devorados.
Existem porém ACT (como eu fui por muito tempo) muito fera, e que na bendita prova não conseguem passar, seja por nervosismo, ou sei lá, portanto não acredito que seja incompetência.
Sobre a Apeosesp, é muita politicagem, não esqueçamos que foram 10 anos de de sucateamento da educação, desvalorização dos profissional,... então é complicado limpar a casa em dois ou três anos.

Mas acredito que irá melhorar, pois ao menos agora não podemos reclamar de suporte, pois nunca vi tantos cursos de capacitação, e tanto material didático, o problema é saber utilizá-los.

no mais

forte abraço

Charles

Anônimo disse...

Eu não acredito,

Acho as escolas um lixo,

Os alunos um lixo,

Os professores um lixo,

E todo o sistema um lixo,

Se meus caros amigos poderem encaminhar seus filhos para colégios na Europa ou nos EUA, façam isso. Será a minima chance de eles terem uma educação e formação digna e com o verdadeiro valor de respeito ao semelhante.

Frei

Anônimo disse...

Mais uma vez o Frei falando merda.

Tito