quarta-feira, outubro 07, 2009

Patriotismo


Sem a patriotice típica de copas do mundo e olimpíadas, que será ainda mais exacerbada em nosso país por motivos óbvios daqui pra frente, devemos dizer que o Brasil vem gozando de uma reputação internacional sem precedentes na sua história.
O choro copioso do nosso rei Pelé e do Presidente Lula após o anuncio da escolha de nosso país como sede do evento reverberou na opinião publica brasileira como balsamo, isso que faz o atual presidente tão próximo das massas; falar coloquialmente ou “errado”, dizer que toma uns goles, chorar em público abraçado a um ícone da paixão nacional, isso tudo leva a popularidade às alturas.
Ainda mais agora, que justiça seja feita, o país comprovou ter indicadores macro econômicos realmente sólidos. A ultima crise internacional ainda ecoa pelo mundo e alguns países como o Brasil, já se encontram fora de risco mesmo sendo o último a ter entrado nela. O COI soube reconhecer isso, mas sobre tudo, reconhecer a capacidade de investimento que o país tem não só para gerir sua economia, mas também para empreender esforços na construção da infra estrutura necessária a um país sede da copa do mundo e dos jogos olímpicos.
O Brasil goza de uma macro economia sólida justamente por que vem contrariando o receituário neoliberal, forjado desde o final dos anos 70, de Margareth Tatcher e Ronald Reagen de desregulamentação dos mercados, do estado mínimo e o fim do Welfera State, que tem se tornado exemplo pelo mundo. O próprio Obama anunciou um plano para a saúde pública dos EUA de 900 bi de dólares, trata-se de ma intervenção do Estado considerável na economia(depois de ter praticamente estatizado a GM), mas seu principal argumento foi que este valor é menor do que o gasto com as guerras do Afeganistão e Iraque.
O Brasil segue firme com a ala desenvolvimentista, contrariamente a governos passados notóriamente monetaristas, é nesse sentido que temos que voltar os nossos olhos, por exemplo ao BNDES um banco brasileiro cujo o ativo é maior que o próprio BID, a nossas reservas internacionais que há oito anos eram deficitárias e que hoje são superavitárias assim como o saldo da balança comercial; contrariamente, estão as dívidas publicas e externas, o Brasil de tomador de empréstimos hoje é credor do FMI, rebaixou o seu superávit primário pois encontrou espaço para isso.
Agora surgem os fundos garantidores, serão vários, um deles o fundo garantidor naval, fundo garantidor de investimentos, fundo para programa minha casa minha vida, já que até sub prime no Brasil vai poder ter casa própria, pois haverá um fundo garantidor que irá avalizar essas compras, para que se houver alguma crise não contaminará o programa e a economia.
Isso por que houve um aumento da demanda, e toda vez que a demanda é maior que a capacidade instalada da industria a inflação aumenta. Então como aumentar a capacidade instalada da indústria já que para atender tal demanda as indústrias teriam que financiar um montante maior que seu ativo? Para isso que o governo federal cria o fundo garantidor, para financiar o pré-sal, as olimpíadas, e o mercado imobiliário. Pois quando acontecer alguma merda na economia global, o Brasil mais uma vez tenha robustez para não se curvar.
Agora só falta um desfecho negociável no caso Zelaya, os caças supersônicos, submarinos nucleares, cadeira no conselho de segurança da ONU e o Brasil se reafirmará como uma potencia regional. Vejo a olimpíada e a copa neste contexto e não o das bandeirinhas e fitinhas amarradas nos carros.

10 comentários:

Anônimo disse...

Concordo com vc. Gostaria entretanto um comentário sobre as questões relativas a geração de energia para o que há de vir já que a base nossa é hidelétrica e dá de São Pedro não chorar do céu qual seria o plano B. Gostaria muito que numa próxima vc comentasse sobre este tema.
Eu particularmente sou contra o 2016, qual será o planejamento para colocar a lona preta nas favelas cariocas ou bandeirinhas verde e amarelas para ofuscar a vista dos visitantes.

Hemerson

Nilson Ares disse...

Coronel, valeu por mais uma aula!
Essa eu vou arquivar para passar no concurso da Câmara!

Abração!

Marcio disse...

Pois é, sem dúvida é uma situação sui generis na nossa história.

Sabe que quando o Obama apresentou esse programa pra saúde (por que lá não tem SUS né, se vc não paga plano de saúde tá na roça) os americanos saíram nas ruas chamando ele de comunista? Dinheiro pra invadir o Iraque pode, pra universalizar a saúde não pode...

Anônimo disse...

Contrariando o Receiturario neo-liberal? Conta essas pras suas negas, Alê Vermelhinho de butique.

Vejamos:
- Superávit primario: mantido.
- Especulação Internacional com capital estrangeiro: mantido. Taxa de juros estratosféricas (que beneficiam os bancos): mantida.

O que acontece é que o mundo tornou-se idiota e politicamente correto. É disso que advem a porra da popularidade do Lula, vermelhinho.

Estado aparelhado, instituições desacreditadas, banalização das atitudes espurias, e muito mais... Quando olharmos esse período com a distância devida veremos o quão patética foi a ascensão do Cachaceiro...

S. Farias disse...

engraçado o último comentário sem assinatura...Coronel, essa foi digna de sua banda larga e todo mundo compreende. Também tive esse mesmo sentimento e foi a primeira vez que torci realmente para o Brasil em eventos esportivos, sabendo que existem muitas coisas por trás dos investimentos a serem feitos...abraços e inté. (vermelhinho e Phd)

Anônimo disse...

Ótima!! Digna de qualquer caderno de esportes de jornal não-falido!

E Piqui por favor, Se ter que ser de mim levar a lona preta ao Rio , aqui estou a dispor!

Frei

Alê Marques disse...

Caríssimos
Já sou um social democrata reformista! já passei dos trinta não sou mais trotskista!
As taxas de juros por mais altas que ainda sejam, tomando uma série histórica nunca estiveram tão baixas. O superávit primário ainda continua mas tem sido também menor nos ultimos meses.
Não vou me estender se não acabar escrevendo uma outra coluna.

Marcio disse...

Ah, sem dúvida o Lula não inspira confiança! se aliou ao Sarney, não é preciso dizer mais nada.

agora achar que o novo papel do brasil no tabuleiro é condescendência politicamente correta? ah, por favor, quem tá sendo ingênuo aqui? e põe pelo menos um pseudônimo aí pra eu poder te achincalhar, beleza?

Anônimo disse...

Quem falou de papel do Brasil no tabuleiro? Leia novamente, meu caro. Falei do Cachaceiro.

Papel do Brasil no tabuleiro? Bom... depende de que tabuleiro. Se for no tabuleiro dos bolivarianos é o fiador. Se for no da América do Norte/Europa é o macaquinho de estimação - em tempos como o nosso de eco-chatos saindo pelo ladrão, é sempre bom - a ser bajulado. E no tabuleiro do novo planeta (China e India) somos a fazenda.

Como me pediu um nome pode achincalhar o Otário. Muito prazer!

É engraçado ver como a negada gosta de dar carteirada: vermelhinho e phd. Como se isso fosse atestado de inteligência.

Luciano Machado disse...

O Lula e seu governo tem seus méritos, sim! Claro que poderíamos avançar mais, nem que fosse apenas no campo ético, que já seria de bom tamanho, convenhamos.
O que me chateia neste governo são as alianças malditas... Nunca vou esquecer o mensalão... Os conchavos políticos dos toma-lá-da-cá (vote nisso e te damos tais cargos).
Ficaria mais feliz se o governo federal fosse mais fiel as suas origens.
Sei que para muitos o Lula não chegaria lá se não entrasse no jogo.
Ser fiel aos princípios não é nada fácil. Quem sabe alguém um dia possa? Pois na política desconfio que haja pouquíssimos, se é que existem de fato.
Hoje poucos merecem meu voto. Sinto que mesmo na esfera local, votar na "oposição" é trocar seis por meia dúzia.