terça-feira, fevereiro 09, 2010

A busca da filosofia

Uma dose de ceticismo sempre nos fará bem , entretanto, um ceticismo exacerbado torna-se dogmatismo , tanto como uma crença cega e aí mora o perigo.
Para que possamos originalmente fazer filosofia temos que ter possibilidades de colocar sempre em xeque nossos valores , mesmo que os consideremos parametros de base para nossas vidas, ao contrário, caíremos no dogmatismo e onde isto habita não há espaço para a filosofia.
Desta forma podemos dizer que há o dogmatismo onde há crença em algo inabalável e inquestionavel ; o ceticismo ao extremo que nega qualquer possibilidade do conhecimento e de certa forma traz a tona um dogmatismo de fundo, pois não ve qualquer possibilidade de conhecimento também é dogmatismo ; e a filosofia que mantém uma busca continua da verdade sempre considerando quando encontrada uma possibilidade de refutá-la.
Só há filosofia realmente quando pode existir a refutação, caso contrário, temos um problema e a morte da filosofia para quem nisto crê.
Desta forma , temos que entender que hoje a filosofia está mais presente no campo da ciência do que em qualquer lugar, pois lá ainda continua a se buscar a causa primeira de todas as coisas. Desta forma, os grandes cientistas que passam sua vida em buscas desgastantes e continuam a manter a pergunta infantil do por que , estes estão fazendo filosofia como os primeiros filósofos de Mileto há fizeram.
PIK

3 comentários:

Alê Marques disse...

Mas será mesmo que o ceticismo nega qualquer forma de conhecimento?
Pra mim o ceticismo não tende ao dogmatismo necessáriamnete.
O cético tende a relativizar o conecimento quando não há evidências de determinado fenômeno.
Ao contrário do dogmático que crê mesmo na ausencia de evidência.
Mesmo hoje nós, sabendo da máxima do método cientifico moderno de que "a ausência de evidência não se traduz em evidência de ausência".
Ou seja, não havendo evidencia de um determinado fenômeno não quer dizer que ele não exista.
Como no casoo a existencia de deus:
Para o cético, não faz diferença se deus exista ou não.
Já para o ateu este afirma convictamente que deus não existe, mesmo não tendo como provar. e isso é dogmatismo!
Quando muitos esperam que o cético negue tal existencia e
seja ateu, este a relatviza na pessoa do agnóstico e não pessoa do ateu, que por sua vez é dogmático, póis afirma sempre provas que deus não existe.
Pelo menos é assim que vejo a diferença entre ceticismo e dogmatismo. Não havendo conexão direta entre os binômios representados no texto.
Mas concordo plenamente com a afirmação de que a filosofia está muito mais presente hoje no campo da ciencia, digo isso não pela questão ética que a permeia, mas também pela questão epistemológica intrínscica.

Anônimo disse...

Na verdade Xandão temos linhas de pensamento dentro do dogmatismo. Neste caso, melhor do falar aqui indico um livro do ótimo professor Danilo Marcondes da UERJ " Iniciação a filosofia", nele comenta sobre os tipos de ceticismo. Bem , no caso de meu texto, estou falando do ceticismo que nega a impossibilidade total do conhecimento, neste caso, sim cairíamos num dogmatismo, entretanto, a uma linha que segue o comentário que muito bem vc colocou.
PIK

Anônimo disse...

Perdão,
linhas de ceticismo.
PIK