quarta-feira, maio 25, 2011

Fado Tropical

Tantas léguas a nos separar.., pudesse o povo português fugir para Lanzarote como o fez Saramago, hoje, as voltas com sua crise financeira, revive o Fado Tropical as avessas. Mesmo em nossos dias globalizados ainda há tanto mar a nos separar e vejo o quanto para Portugal é preciso pá, navegar...


Lembro de tempos não muito longínquos, talvez desde a revolução dos Cravos, que este país acenava com alguma promessa de desenvolvimento, dos anos noventa, o filme Terra Estrangeira de Walter Sales Jr., narra a história de um jovem que migra para este país fugindo da falta de perspctiva e da política econômica neoliberal dos anos Collor.


De lá para cá o ideal liberalizante também alcançou a Social Democracia européia, , hoje países como Grécia, Espanha, seguem o mesmo receituário do Consenso de Washington e do FMI que outrora países latinos seguiram. Em sentido contrário o Brasil vem promovendo política de pleno emprego, garantias sociais, fortalecimento das instituições políticas democráticas. De quando a Social Democracia européia entrou em crise, tal fato deveria servir de exemplo para o maior partido social democrata brasileiro, o PSDB, rever seu programa, que de social democrata não tem nada, e se reorientar frente aos avanços econômicos e sociais do atual governo.


Atualmente a pseudo social democracia brasileira do PSDB está moribunda, o partido não tem um projeto político nacional e mesmo governando estados mais ricos da federação não dispõem de um líder. Será que tal sigla tenha se sucumbido junto a Social Democracia no mundo, ou será que a crítica às obras do nacional desenvolvimentismo do atual governo, se revelou como um tiro pela culatra e agora seus caciques estão abandonando o barco?


Contra a emersão da classe média empreendedora, programas sociais, crescimento de mais de 660% das reservas internacionais, a Petrobrás e o BNDES, não tem PSDB que agüente, bater em um desses é dar tiro no pé.


Ainda aguardo renitente que esses ares também cheguem à cidade de São José dos Campos em 2012.









Um comentário:

PIK disse...

Por isso se cria um novo Partido que é o mesmo para tentar mostrar que a coisa vai mudar ,mais não vai não.
Agora, que boa parte da petezada estão usando o cargo político como puleiro para cagar em cima de nós não tenho dúvida.
PIK