segunda-feira, novembro 06, 2006

CORRUPÇÃO

Caro leitor,
Depois de um feriadão como esse, falar da coleção de vestidos da Barbie ou da coleção de carros importados que desfilaram no litoral e na serra não seria possível pq. não fizeram parte da minha realidade.

Peço desculpas mais uma vez por não ter preparado um texto melhor porém escolhi esse que escrevi há um certo tempo e o vejo sempre como atual.

CORRUPÇÃO: É uma pena esse substantivo ser feminino! rsrs

No sentido figurado cf. explica o dicionário Houaiss, corrupção é a depravação de hábitos, costumes etc.; devassidão.
Ato ou efeito de subornar uma ou mais pessoas em causa própria ou alheia, geralmente com oferecimento de dinheiro; suborno, emprego, por parte de grupo de pessoas de serviço público e/ou particular, de meios ilegais para, em benefício próprio, apropriar-se de informações privilegiadas, geralmente acarretando crime de lesa-pátria

Termo jurídico: disposição apresentada por funcionário público de agir em interesse próprio ou de outrem, não cumprindo com suas funções, prejudicando o andamento do trabalho etc.; prevaricação.

Mas independente do sexo da coisa aí, o fato é que a corrupção é um fascínio para muitos. O hábito ficou tão comum excepcionalmente nesse país, que não se consegue trabalhar direito sem que haja uma merda dessa no meio e claro que só é descoberta e jogada no ventilador depois que alguém ficou sem ganhar uma fatia do bolo.

Minha indignação me leva a essas e muitas outras questões:
1. Por que o roubo é fascinante?
2. Por que o proibido é melhor?
3. Por que o feio é mais atraente?
4. Por que o indigno chama mais atenção?
5. Por que o politicamente incorreto funciona?
6. Por que a justiça torta prevalece?
7. Por que o mal ocupa sempre o lugar que não é dele?
8. Por que o poder fascina os mais fortes (na filha da putice)?
9. Por que chantagear ainda é uma arma invencível?
10. Por que a coação leva muitas notícias ao suicídio?
11. Por que a extorsão suga o sangue alheio?

Enfim, nenhuma das respostas para essas perguntas justificaria o caminho que leva uma pessoa a corromper seja um sistema, um filho, um pai, uma família, uma vila, um bairro, uma cidade, um estado, um país.

Corrupção é sempre assunto porém nunca vi um ponto final decente e satisfatório em nenhuma das situações.

1 minuto de silêncio por favor.
Ponha sua “caixinha” para funcionar e tente se lembrar se já corrompeu (generalizando o sentido) alguém...

Ficou com vergonha? Então faça hoje três ações boas para minimizar o estrago!

Olhos Verdes.

8 comentários:

Anônimo disse...

Desde q mundo é mundo a corrupção cheira mal e está espalhada por aí afora. Sabe aquele mau cheiro q a gente sente no ar? então, é o cheiro de um dos tipos de corrupção! é merda no ar rsrsrsr

Eu já me submeti a corrupção sim. Me deram U$100.000 para.....
Calma, eu vou seguir seu conselho e praticar boas ações essa semana. (é sério)

Anônimo disse...

Vc conhece um "bichinho" que mora na areia do mar chamado corrupto?
Por natureza, só aquele né?

Anônimo disse...

Bem, tentar-me-ei ( Oh, my God, essa tal da mesóclise me parece ser uma corrupção da língua!) responder às perguntas feitas - sem pretensão de dar resposta, e sim como forma apenas de ampliar olhares - aliás, é p'ra isso que serve a resposta, não? -:

1.Por que o roubo é fascinante?
R. Porque o roubo rompe com a estrutura estabelecida, porque tem o sabor do perigo, da ilegalidade, tem o charme que povoa a cabeça dos imbecis - ou seja, todos nós -incentivado pelos personagens de filmes hollywoodianos... O ato de roubar pode significar: desespero, descrença na humanidade, caminho mais fácil, ou uma doença impulsiva...

2.Por que o proibido é melhor?
R. Por que o proibido nos é o oposto, nos é o raro, ou seja, nos é o novo. Ou, quem sabe, o ressentimento vingado! - Óóó!!!

3.Por que o feio é mais atraente?
"Quem ama o feio, bonito lhe parece".
O feio tem a sua beleza - a beleza da feiúra ( Que romântico!...), a beleza da caricatura. O feio provoca, em alguns, riso, em outros, pena, noutros mais, medo, e em outros outros, outras... O feio tem lá sim sua atraência, mas atraente mesmo é aquilo que nos é belo e, se é belo, não é feio - o masoquista não gosta da dor, e sim do prazer obtido com a violência. Da dor, ninguém gosta. Só se for no outro, e com sentimento de vingança.

4.Por que o indigno chama mais atenção?
R. Pelo fato já dito talvez de romper a ordem. Mas penso às vezes que o indigno sem tostão é um bosta.

5.Por que o politicamente correto funciona?
R. Em muitos dos casos, é melhor o impoliticamente correto do que o politicamente correto dos americanos - onde um homem, por exemplo, tem medo de subir sozinho no elevador com uma mulher... Onde já se viu!

6.Por que a justiça torta prevalece?
R. Talvez por que sejamos tortos...

7.Por que o mal ocupa sempre o lugar que não é dele?
R. Porque ele é mal, ora!

8.Por que o poder fascina os mais fortes ( na fdputice )?
R. Porque os mais fortes se vêem capazes de tal poder. Os fracos, se vendo incapazes, inventam outras táticas de poder - como se tornar intelecto-ual!, por exemplo.

9.Por que chantagear ainda é uma arma invencível?
R. Porque significa - no inconsciente coletivo?... - sagacidade, astuteza, malandragem, inteligência, enfim, PhOder - tanto para homens quanto para mulheres.

10.Por que a coação leva muitas notícias ao suicídio?
R. Se entendi bem a pergunta, é porque envolve e afeta o protagonista até então oculto - fui será aqui agora politicamente correto na resposta?

11. Por que a extorsão suga o sangue alheio?
R. Porque extorquir é sugar o sangue alheio! - ah, sim!, porque somos sanguessugas...

rsrsrs

Anônimo disse...

Senhor(a) Narciso esnobe,
Gostei das suas colocações, só me fazem pensar mais e mais que a raça humana é invariavelmente individualista.
Boa terça-feira.
OV.

Anônimo disse...

todos as valores que temos parti de uma ética existente.Assim a corrupção é juízo de valor que se parte de uma realidade. A partir de que ética você fala.
Todos somos corruptos,em menor ou maior grau e há algumas corrupções que não arrependo , até porque acho que não foi tão errado assim.Isso pq tenho uma ética que escolhi e que é volátil.
Piquitito

Anônimo disse...

Olhos Verdes como sempre arrasando hein?
O problema desse tema é que todos os corruptos acham que estão corretos! Ou no mínimo pensam: "Um pouquinho só não vai fazer diferença"...

Abraço e saudades de ti.
Renato

Anônimo disse...

Rê,
Corrupção, suborno e prostituição (no sentido geral de todos os substantivos aí)pra mim, significa q cada vez + os valores éticos, morais e pessoais precisam ser revistos e isso só seria possível através da Educação e ainda que muitos digam que falida ainda coloco como fundamental: A FAMÍLIA.

Tudo tem a ver com a formação do caráter! Acho q nós q somos "adultos" podemos colaborar com essa nova revisão de valores começando em nossas casas...
Beijo carinhoso
Ana Lu.

Anônimo disse...

Nosssssssa, goxtiei dessa parte que segue:

"Enfim, nenhuma das respostas para essas perguntas justificaria o caminho que leva uma pessoa a corromper seja um sistema, um filho, um pai, uma família, uma vila, um bairro, uma cidade, um estado, um país".

Beijão linda mulher.
P. Eduardo