quarta-feira, novembro 08, 2006

Imagem pública

Santo Expedito deixou os tradicionais "santinhos" de lado, muito pela apropriação eleitoral dessa forma de propaganda, para investir numa campanha mais arrojada de marketing pessoal. Aqui na minha cidade há um outdoor, desses enormes, com o ex-voto do santo, o tradicional slogan "agradeço a graça alcançada". Ao ver a enorme figura do santo estampada, heróicamente colorida, achei graça, meio constrangido pelo exagerado modo de publicar um agradecimento, pensando como essas coisas da esfera íntima religiosa acabam transbordando para o público, sem pedir licença. Já não bastasse a placa "Valinhos é do Senhor Jesus" na entrada, como quem diz, se você não é, meia-volta. Mas enfim me lembrei de alguns ex-votos que vi em Ouro Preto e Mariana, em museus e igrejas. São pequenos quadros, pintados toscamente, encomendados pelos agraciados por volta do séculos XVII ou XVIII, e que retratam cenas referentes à graça alcançada, pessoas enfermas, acamadas, mutiladas, transtornadas, etc. Então não seria o outdoor do Santo Expedito (que deveria ser o padroeiro da propaganda e marketing) apenas uma atualização desses ex-votos ao espaço público?
Marcio

2 comentários:

Paulo Eduardo disse...

Caríssimo,
Tive sensação parecida lá pras bandas das Geraes.
Gostei das suas colocações no texto!
Abraço
P.E.

Anônimo disse...

eu mesmo sou devoto de santo expedito guerreiro.
Abraços


Samuel