sexta-feira, julho 13, 2007

São Brandão e a Ilha misteriosa

A Ilha do Brasil

Na minha última leitura sobre a Invasão do “nosso” Pindorama, houve algumas observações.
O Nome Brasil originou-se de um Monge Irlandês, chamado São Brandão, que partiu da Irlanda para o alto-mar no ano de 565, e que em seus relatos evidenciava a existência de uma Ilha grande “movediça”, que perambulava pelo mundo (o que explica o fato de sua localização variar tanto de mapa para mapa na idade média).
Sabemos que o misticismo, o medo do fim do mundo, a peste, as terras imaginárias, os homens de um pé só, dragões, satanás, abismos,... Essas crenças todas permeavam a mente do homem medieval. E que fazia dos habitantes da idade média seres que possuíam inúmeras crenças, como em uma terra prometida com o intuito de aliar todos os pecados do mundo (como existe até hoje) e que se dedicavam às peregrinações, rezas, abstinências, sacrifícios, entre outras coisas.
Quando a frota Cabralina chegou aos pés do rio Caí em Porto Seguro, na manhã de 23 de abril de 1500 (no 2º ancoradouro), ali pensavam alguns navegantes a bordo terem encontrado uma grande ilha, a mesma que São Brandão falava e que era tão falava nos círculos dos homens do mar, nas tabernas, nas cortes, nos pensamentos místicos.
Portanto o nome “Brazil” provém do celta Bress, que deu origem ao verbo inglês to Bless (abençoar) e que Hy Brazil, portanto, significa “Terra abençoada”.


Se por ventura vocês encontrarem essa história no livro Jangada de Pedra e o conto da Ilha Desconhecida ambos de José Saramago, não é mera coincidência, é História mesmo.





Abraços


Rei da Vela


Fonte : Eduardo Bueno. A Viagem do Descobrimento. coleção Terra Brasilis. vol.I 1998 RJ

4 comentários:

Marcio disse...

Além desses dois do Saramago, acho que vale a pena ler também "A Ilha do dia Anterior", do Umberto Eco, que trata das navegações também com esse olhar mítico medieval, que aliás o Eco pega bem né?

Anônimo disse...

Vou ler.

É um conto ou um livro?

Abraços


Rei da Vela

Marcio disse...

livro, posso te emprestar mediante promissória.

Anônimo disse...

Só tu Gordura.

quero sim

abraços

Rei da Vela