segunda-feira, março 30, 2009

O tempo presente

Se tomarmos o exemplo de Heráclito sobre a questão do movimento, onde ele diz que ao banharmos em um rio quando dele saímos nos não somos mais os mesmos assim como o rio, podemos perceber que a vida é um fluxo constante, onde o presente é passado e o futuro a possibilidade do presente.
Discutir a questão do tempo é fundamental pois incide que a própria linguagem que fundamenta o tempo é uma questão puramente casual, haja vista, que afirmar " Eu sou " só tem validade metafísica, pois na realidade o Eu sou , enquanto matéria, é parte de um passado, assim como eu serei está no futuro.
É impossível captar o tempo presente pois todo ato que assumo ,pelos menos parcialmente ,já é passado e se assim o é , é lembrança do que passou.
Para Kant tais conceitos abstratos, tempo e espaço, existe a priori na mente humana, que ele chamava de razão, não existe fora de nós e serve para organizarmos o conhecimento. Mas o animal, por exemplo o cachorro, também faz idéia do tempo, afinal ele sabe o tempo exato para atravessar uma rua, pular ou não de uma sacada de uma casa. Entretanto, somente o homem pode vivenciar o passado e o futuro no instante " presente ".
Mas por que ele vivência o passado que não lhe cabe mais e o futuro que ainda será, ambos causadores de saudosismos e angústia, penso que porque estão dentro do instante do pensamento do ser donde não pode escapar.

Hemerson

Um comentário:

Anônimo disse...

Esses milissegundos que me cabe, é o mesmo que reduz minhas possibilidades dentro do universo virtual.


abraços

PrataPreta