Como tenho estado muito tempo em casa nos últimos dias, tenho revisto umas coisas, principalmente audiovisual de outras épocas. Me deparei com nosso primeiro curta...se é que podemos chamá-lo assim: O Gravador. Preciso digitalizá-lo.
Nesses idos tempos (12/11 anos atrás) eu e alguns amigos e companheiros tentamos uma escalada magistral que tinha um pouco de dogma 95, cinema novo, técnicas recém-aprendidas de cinema, vontade de fazer algo mais...e muito, muito amadorismo e precariedade.
Numa das noites exaustivas de captação, discussões em cima do roteiro, piadas, delírios, café e cigarros (muitos) caminhávamos onde outrora tinha sido galpão de máquinas de nossa tão querida tecelagem e que por mérito a cidade acolheu como patrimônio histórico e cultural de nossa tão recente história. Voltando-se a uma das noites...nos deparamos com um canto, vindo do escuro, provavelmente alguém saindo das aulas no núcleo de artes cênicas ou de dança. Era tão suave e tão subjetivo aquele momento que nosso querido instrutor que nos acompanhava com entusiasmo e desconfiança em nossa labuta cinematográfica logo soltou: o que estão esperando? liguem a câmera e captem-na cantando... conseguimos o suave som como de um uirapuru ou algum outro pássaro qualquer que nos vislumbre com seu canto.
Era música famigerada e estava sendo executada com extrema técnica e beleza. Arte!
Utilizamos a partir daí só adaptação, a história-roteiro alterou-se totalmente e o enredo do "curtíssimo" vídeo voltou-se para a tão bela canção. Eu não conhecia a música até então e passei a admirá-la sempre que a ouço, em meu parco conhecimento da música somente poucas músicas me fazem sentir assim.
Ouvi a versão abaixo no encerramento do documentário sobre o tucano-mor Montoro, maestrado por sua fiilha.
E ela é o máximo para mim em várias línguas e agora encontrei esta versão a qual divido com vocês. A grande companheira de Dylan...
http://www.youtube.com/watch?v=lAlrI3Nhqng
Abraços.
SF
segunda-feira, agosto 03, 2009
Manhã de Carnaval
Assinar:
Postar comentários (Atom)
4 comentários:
E X C E L E N T E !
Tive a oportunidade de ver esse vídeo e realmente tocou-me bastante.Creio que vc precisa digitar e logo está parada.
Hemerson
Agora começou!!
Depois do Pik agora passa boi..
Aceita irmão, aceita a verve de escritor e senta a pua aí
para não
A atmosfera portuguesa do samba... lindo
Postar um comentário