segunda-feira, agosto 03, 2009

Manhã de Carnaval

Como tenho estado muito tempo em casa nos últimos dias, tenho revisto umas coisas, principalmente audiovisual de outras épocas. Me deparei com nosso primeiro curta...se é que podemos chamá-lo assim: O Gravador. Preciso digitalizá-lo.
Nesses idos tempos (12/11 anos atrás) eu e alguns amigos e companheiros tentamos uma escalada magistral que tinha um pouco de dogma 95, cinema novo, técnicas recém-aprendidas de cinema, vontade de fazer algo mais...e muito, muito amadorismo e precariedade.
Numa das noites exaustivas de captação, discussões em cima do roteiro, piadas, delírios, café e cigarros (muitos) caminhávamos onde outrora tinha sido galpão de máquinas de nossa tão querida tecelagem e que por mérito a cidade acolheu como patrimônio histórico e cultural de nossa tão recente história. Voltando-se a uma das noites...nos deparamos com um canto, vindo do escuro, provavelmente alguém saindo das aulas no núcleo de artes cênicas ou de dança. Era tão suave e tão subjetivo aquele momento que nosso querido instrutor que nos acompanhava com entusiasmo e desconfiança em nossa labuta cinematográfica logo soltou: o que estão esperando? liguem a câmera e captem-na cantando... conseguimos o suave som como de um uirapuru ou algum outro pássaro qualquer que nos vislumbre com seu canto.
Era música famigerada e estava sendo executada com extrema técnica e beleza. Arte!
Utilizamos a partir daí só adaptação, a história-roteiro alterou-se totalmente e o enredo do "curtíssimo" vídeo voltou-se para a tão bela canção. Eu não conhecia a música até então e passei a admirá-la sempre que a ouço, em meu parco conhecimento da música somente poucas músicas me fazem sentir assim.
Ouvi a versão abaixo no encerramento do documentário sobre o tucano-mor Montoro, maestrado por sua fiilha.
E ela é o máximo para mim em várias línguas e agora encontrei esta versão a qual divido com vocês. A grande companheira de Dylan...

http://www.youtube.com/watch?v=lAlrI3Nhqng

Abraços.
SF






4 comentários:

Anônimo disse...

E X C E L E N T E !

Anônimo disse...

Tive a oportunidade de ver esse vídeo e realmente tocou-me bastante.Creio que vc precisa digitar e logo está parada.

Hemerson

Alê Marques disse...

Agora começou!!
Depois do Pik agora passa boi..
Aceita irmão, aceita a verve de escritor e senta a pua aí
para não

el Samu disse...

A atmosfera portuguesa do samba... lindo